Avatares holográficos: uma tendência para o futuro?
Em um futuro em que dependemos cada vez mais da tecnologia, não é surpreendente os avatares holográficos estarem se tornando uma nova tendência. Uma vez que eles podem ser usados para tudo, desde reuniões de negócios a reuniões sociais, são uma maneira realista e conveniente de interagir com outras pessoas.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo!
Uma breve história dos avatares holográficos
A tecnologia dos avatares holográficos, também conhecida como holoportação, são representações digitais de uma pessoa. Sendo assim, são usados em vários ambientes, incluindo reuniões on-line, conferências e outros eventos.
Embora os avatares holográficos já existam há bastante tempo, só agora estão se tornando mais populares, devido aos avanços na tecnologia.
De fato, os avatares holográficos são usados em entretenimento e jogos há anos. Por exemplo, o primeiro uso de hologramas em jogos foi o clássico, Star Wars: Battlefront II.
Neste título popular, os jogadores escolhem se desejam jogar como um soldado clone ou um dróide. Dessa maneira, esses personagens de Star Wars seriam então projetados no campo de batalha por meio de um processo conhecido como captura volumétrica em estágio inicial.
Da mesma forma, essa tecnologia também foi usada em filmes como Avatar e TRON: Legacy para criar ambientes e personagens 3D realistas.
Apesar de os primeiros usos de hologramas terem sido principalmente para fins de entretenimento, os avanços recentes na tecnologia estão permitindo aplicações mais práticas.
Isto é, os avatares holográficos já são úteis para diversos fins, inclusive educacionais, onde os professores podem usá-los para dar aulas a alunos do mundo todo.
Como um holograma é criado?
Os hologramas são desenvolvidos projetando uma imagem 3D em uma superfície 2D. Portanto, um avatar holográfico é uma projeção tridimensional de uma pessoa.
Geralmente, são criados usando um sistema especializado de câmera e projetor. Dessa forma, é capturado um quadro da pessoa de todos os ângulos para ser projetada em uma superfície. Assim, cria-se a ilusão de uma imagem 3D sólida e em tamanho real.
Ao propósito, já existem algumas empresas trabalhando na tecnologia de avatares holográficos. Só para ilustrar, temos o HoloLens, da Microsoft.
O dispositivo é um óculos e projeta imagens 3D em seu campo de visão. Ou seja, você consegue interagir com elas da mesma forma que faria com pessoas ou objetos reais.
Até agora, a finalidade do HoloLens tem sido para jogos e entretenimento, mas há planos de desenvolvê-lo ainda mais para outras aplicações.
Avatares holográficos: vantagens e desvantagens
Como toda tecnologia, existem vantagens e desvantagens no uso de avatares holográficos.
Primeiramente, os avatares holográficos buscam uma experiência mais realista e imersiva para os usuários. Por isso, a personalização de um holograma é infinita, proporcionando muita liberdade quando se trata de escolher sua aparência.
Além disso, os hologramas permitem a participação das pessoas em eventos ou reuniões sem estar presentes no local. Isso é útil principalmente para profissionais atarefados que, muitas vezes, precisam viajar a trabalho ou cuidar de outros compromissos.
Entretanto, uma preocupação é que os avatares holográficos se tornem mais intrusivos conforme fiquem mais realistas. Nesse sentido, há o risco de serem usados para espionar outras pessoas ou invadir sua privacidade.
Assim sendo, é preciso encontrar maneiras de regular seu uso para garantir que os direitos das pessoas não sejam violados.
Outro problema é que a tecnologia de hologramas é cara e consome muitos recursos, então apenas um punhado de pessoas teria acesso a ela.
Em síntese, mesmo com alguns pontos negativos, os avatares holográficos provavelmente se tornarão mais populares no futuro e terão uma série de aplicações.
Potenciais usos futuros para avatares holográficos
Entretenimento
Além dos usos pessoais, os avatares holográficos também possuem um grande impacto na indústria do entretenimento. Por exemplo, os fãs conseguiriam conhecer virtualmente suas celebridades favoritas ou participar de shows virtuais.
Experiências de compra
Os hologramas têm potencial para melhorar o atendimento ou interações de vendas. Só para exemplificar, os compradores conseguiriam ver a aparência de uma roupa em um modelo holográfico de si mesmos antes de realizar uma compra.
Ou seja, isso proporcionaria uma experiência mais pessoal do que usar o smartphone ou computador para adquirir um produto.
Metaverso
O Metaverso é um mundo virtual onde os usuários podem interagir uns com os outros através de seus avatares holográficos.
Apesar de a tecnologia ainda estar em desenvolvimento, tem o potencial de mudar a maneira como interagimos uns com os outros no mundo virtual.
Se você deseja saber mais sobre o Metaverso, acesse esse outro artigo.
Medicina
Na área da saúde, os hologramas têm potencial para tratar pacientes de maneira remota. Certamente, seria viável para tratar pessoas morando em áreas rurais ou que têm acesso limitado a cuidados médicos.
Aliás, os avatares holográficos são capazes de fornecer informações sobre condições de tratamentos e auxiliar em cirurgias.
Ambiente de trabalho
No ambiente de trabalho, os avatares holográficos conseguiriam treinar funcionários, fazer apresentações ou participar de reuniões virtualmente. Desse modo, eliminaria a necessidade de viagens de negócios e permitiria mais pessoas trabalhando no modelo home office.
Educação
Outra utilização é na área educacional, onde hologramas podem ser úteis para dar aulas ou palestras. Sem dúvida, as pessoas teriam mais liberdade para aprender com os melhores professores do mundo, independentemente de onde vivem.
Por fim, como os avatares holográficos são mais interativos e envolventes, proporcionariam uma experiência de aprendizado mais imersiva. Por exemplo, um professor de história poderia trazer versões holográficas de figuras antigas para a sala de aula.
Os avatares holográficos vieram para ficar?
Visto que existem muitos usos potenciais dessa tecnologia, ela pode ser uma tendência para o futuro.
À medida que esse recurso se torna mais difundido, é provável o surgimento de mais aplicativos e ferramentas para avatares holográficos.
Eventualmente, algumas pessoas acharão estranha ou até assustadora a ideia de interagir com uma representação holográfica. Porém, outros podem ver isso como uma maneira divertida e inovadora de interagir com amigos e familiares distantes.
Só o tempo dirá se os avatares holográficos se tornarão uma parte dominante de nossas vidas ou continuarão sendo uma tecnologia de nicho.
Nesse meio tempo, continuamos a especular sobre o seu papel em nosso futuro. No entanto, não há dúvida que eles oferecem um vislumbre empolgante em relação à interação humano-computador.
Sites e aplicativos para criar avatares holográficos
A Inmagic Group trabalha com realidade aumentada, estendida e mista. Inclusive, a empresa criou sua própria avatar, a Maria, presente tanto no ambiente digital da Inmagic Group quanto no Metaverso. Ademais, a Maria consegue ser utilizada em eventos presenciais ou on-line por meio de hologramas.
Na Nudol são desenvolvidos avatares 3D, NFTs e personagens virtuais. A empresa tem vasta experiência na área com grandes marcas que já estão presentes no mundo virtual.
O Zepeto é um aplicativo onde o usuário tem seu próprio avatar, que pode ser personalizado com roupas, acessórios e penteados. A ideia é criar um mundo virtual no qual as pessoas possam viver e interagir umas com as outras.
Este artigo foi escrito por Adriana Wiechorek e publicado originalmente em Prensa.li.