Realizar parcerias de sucesso é um elemento crucial para o crescimento e desenvolvimento de muitas empresas, principalmente quando pensamos no ecossistema e a emergência de novos modelos de negócios. Uma parceria estratégica pode ser feita de diferentes formas, como cooperação em um projetos, visando o compartilhamento de conhecimentos técnicos e ideias entre as empresas.
Além disso, parcerias fortalecem os negócios, proporcionando produtos de qualidade e entregas de serviços mais rápidas aos clientes, e esse é justamente o caso entre Banco Cetelem S/A e Axway, empresa especializada em integração de aplicativos corporativos e gerenciamento de APIs.
Com o suporte da Axway, a instituição financeira Cetelem, integrante grupo francês BNP Paribas, conseguiu alavancar seu negócio com um projeto de API Management, ao mesmo tempo em que o fez por meio de uma parceria eficiente, gerando novos modelos de negócios. E este foi um do maiores desafios da Cetelem: formas novas parcerias e a potencializar seu negócio. Isso a encaminhou diretamente para a Axway.
Segundo Nuno Parente, CIO da Cetelem, o objetivo da instituição é realizar uma entrega baseada no modelo “self-service”, no qual desenvolvedores já podem iniciar integração enquanto a área comercial fecha uma parceria. A vantagem é obter um time-to-market muito menor, algo fundamental para qualquer negócio neste mundo cada vez mais digital e acelerado. Foi esse pensamento e modelo que a levaram a Axway, resultando na elaboração de sua camada de API.
Um dos diferenciais dessa parceria, fora a qualidade do produto da Axway e o seu suporte durante a elaboração do projeto, foi sua atuação como mais que uma fornecedora de tecnologia, experiência já vivenciada pela Cetelem, mas uma parceira na construção da solução. Com um grande time estabelecido foi possível construir e operacionar o API Gateway com uma velocidade acima da prevista. Outro ponto importante é que, além da relevância de novas parcerias, estas devem ser simples, rápidas e econômicas, permitindo uma maior flexibilidade no negócio.
As APIs são uma tecnologia indispensável no mundo e não apenas por causa do PSD2 na Europa, mas também pela transformação do Open Banking no segmento bancário: ou os bancos se adaptam ou correm o risco de morrer. Dessa forma, o projeto de API Management com suporte da Axway, permitiu que a Cetelem projetasse sua interface de forma simples e a aproximando ainda mais dessa adaptação exigida dos bancos.
Tal mudança na Cetelem permitiu uma melhor integração com parceiros. Se antes a instituição financeira apresentava dificuldades com relação ao tempo, agora ela se encontra em um cenário no qual todo o processo de desenvolvimento e integração é bem mais rápido, garantindo que os novos parceiros baixem as especificações da API, desenvolvem e entreguem seus projetos em questão de semanas.
Este artigo foi escrito por Julio de Campos Fernandes e publicado originalmente em Prensa.li.