Baidu anuncia taxi-robô com volante removível na China
Durante sua conferência anual que aconteceu na última quinta-feira (21), a gigante de tecnologia Baidu apresentou o Apollo RT6, sua sexta geração de veículos autônomos
O anúncio chega marcando mais um passo à frente no que diz respeito aos táxis-robôs na China. O carro é elétrico, autônomo e ainda conta com volante removível.
Atualmente a Baidu opera um serviço de caronas chamado Apollo Go, disponível em 10 localidades chinesas até o momento. O novo veículo está previso para ser lançado por intermédio deste serviço já no ano de 2023.
Baidu está aguardando a liberação dos órgãos regulamentadores da China, para o Apollo RT6 circular legalmente pelo país
Segundo a companhia, o novo design foi feito para que o usuário possa de alguma maneira liberar mais espaço dentro do automóvel e ser flexível para adicionar consoles de videogame, maquinas de venda automatizadas, desktops e até mesmo assentos extras.
De acordo com Robin Li, CEO da companhia, o novo carro autônomo da Baidu reduziu de forma drástica os custos em praticamente metade do que foi gasto em produções de versões anteriores. Ainda segundo Li, esses valores serão repassados aos passageiros enquanto a empresa prepara a introdução dos carros em sua frota de táxi-robôs já existentes no país.
Durante um comunicado oficial da Baidu, Robin disse que a empresa está caminhando para um futuro onde o uso de táxi-robô será 50% mais barato que usar um táxi convencional hoje em dia.
“Esta enorme redução de custos nos permitirá implantar dezenas de milhares de [veículos autônomos] em toda a China.” completou Li
A Baidu é concorrente direta do Google no mercado asiático, por se popularizar como uma gigande provedora de mecanismos de busca, mas se engana quem acha que a empresa se limitou a isso, pois a mesma também investiu muito em tecnologia voltada para direção autônoma em um dos maiores mercados automobilísticos do mundo.
Tesla pode ser uma das parceiras de produção da Baidu nessa empreitada
Durante o mês de abril, a Baidu anunciou junta com uma startup chinesa, que iria começar a permitir que passageiros de determinadas regiões pudessem reservar corrigas em táxis 100% autônomos.
Ainda durante o mês de Abril, Elon Musk, CEO da Tesla, havia dito para alguns analistas que a companhia tem pretensões de iniciar uma produção em massa de táxi-robôs sem pedais ou volantes, já em 2024.
Contudo, na última quinta-feira, a Baidu afirmou que o Apollo RT6 já está pronto para produção, mas não revelou quem será seu parceiro de fabricação.
Vale ressaltar que carros sem volantes não é tão novidade assim, visto que empresas como General Motors, Mercedes-Benz, Honda e até mesmo o Google, já exibiram protótipos no mesmo estilo.
Este artigo foi escrito por Gabriel Nascimento e publicado originalmente em Prensa.li.