Base Alviverde vencedora
Imagem: Reprodução/Fabio Menotti/Palmeiras
Criada no ano de 1969, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, é o principal torneio de futebol das categorias de base dos clubes de todo o Brasil. E desta vez, coube ao Palmeiras levar o troféu de campeão para casa.
Reunindo mais de 100 times, o torneio é disputado durante o mês de Janeiro, tendo a sua final realizada sempre no dia 25, data esta em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo. E na ocasião, o Verdão conquistou o seu primeiro título frente ao rival Santos.
Tropeços na Copinha
Certamente a Copinha é o principal campeonato das categorias juniores de todo o Brasil, não é à toa que craques como Neymar, Cafu, Kaká, dentre outros, foram revelados na competição.
Contudo, ano após ano, além da pressão habitual sobre os jovens atletas que visam uma carreira profissional, os novatos do Palmeiras acabam sofrendo uma pressão maior do que a habitual.
Apesar de toda a relevância do Alviverde Imponente no cenário do futebol nacional, o clube paulista é um dos poucos times grandes que ainda não havia sido campeão.
No ano de 1970, ou seja, na segunda edição do campeonato, o Palmeiras conseguiu chegar até a final, porém, acabou perdendo a final para o rival Corinthians por 4x2.
Nas décadas seguintes, apesar de ter vivido momentos de glória e de desespero no time profissional, o Verdão demorou a ser finalista da Copinha novamente.
Em meados dos anos 70, junto ao Santos de Pelé, o Palmeiras de Ademir da Guia era o time a ser batido no Brasil, já nos anos 80 o Verdão viveu sua pior década da sua história.
Já nos anos 90, o Palmeiras se reergueu junto com a chegada da Parmalat, e voltou a levantar troféus e taças.
Porém, somente em 2003 as crias da base Alviverde conseguiram chegar a sua segunda final de Copinha, porém com novo tropeço.
Na ocasião, o principal atleta do plantel palmeirense era o jovem Vagner Love, que apesar de ser um dos destaques da competição, e marcando gol na grande final, ainda assim não conseguiu vencer a partida.
Por fim, após empate por 2x2 no tempo regulamentar, o Santo André venceu nos pênaltis.
Dessa forma, o Palmeiras só voltou a figurar em uma final de Copinha 19 anos depois.
Verdão revelando craques
Imagem: Reprodução/Cesar Greco/Palmeiras
Além de iniciar a temporada e as atividades dos clubes, a Copinha também tem a missão de revelar jogadores que, futuramente, podem vigorar nas equipes principais de cada time.
Nos últimos anos, o próprio Palmeiras vem aproveitando jovens atletas da sua categoria de base.
De certo, o nome que mais ganhou destaque no Verdão em um passado recente foi o atacante Gabriel Jesus, que aos 18 anos estreou no time profissional.
Na ocasião, Gabriel foi um dos protagonistas do time nas conquistas da Copa do Brasil de 2015, e principalmente do Campeonato Brasileiro do ano seguinte.
Após diversas sondagens, e depois de duas temporadas no Brasil, o jogador foi vendido para o clube inglês Manchester City.
Em 2020, o Palmeiras voltou a revelar estrelas da base. Logo no início do ano, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Gabriel Verón, figuraram em meio ao time principal do clube paulista.
Certamente, a presença dos garotos na equipe profissional foi de suma importância para a temporada do time, que na ocasião foi campeão de três torneios diferentes.
No ano seguinte, o Palmeiras seguiu utilizando jovens da base, e integrou mais alguns ao profissional. Desse modo, o Verdão conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores da América.
Já em 2022, os holofotes da Copinha estavam voltados para o Palmeiras, especificamente por conta de um atleta. Endrick, de apenas 15 anos de idade, ganhou destaque no ataque do time, encerrando a competição com seis gols marcados, e vários lances de deixar a torcida eufórica.
O Verdão, por sua vez, tem total interesse no jogador, e assim como fez nos anos anteriores, pretende integrar Endrick ao elenco principal do time.
Por outro lado, o técnico do time profissional, Abel Ferreira, declarou não ter pressa para trazer o jovem de 15 anos para o profissional.
Você achou a ideia do treinador português boa?
Levaria a joia da casa para o Campeonato Mundial de Clubes em fevereiro?
Será que o time conhecido por ser a Academia de Goleiros vive uma fase de revelar jogadores de linha?
Este artigo foi escrito por Filipe Mello e publicado originalmente em Prensa.li.