Batgirl terá primeira personagem transgênero da DC nos cinemas
Imagem: Daniel Zuchnik/FilmMagic
Há muitos anos a DC planejava a produção do filme Batgirl e finalmente o longa saiu do papel. Com Leslie Grace na pele da protagonista Barbara Gordon, as filmagens estão rolando a todo vapor. Como já temos um perigoso vilão escalado, agora é hora de conhecermos quem são os aliados da heroína.
A última novidade é muito animadora para a comunidade LGBTQIA +, foi anunciado que pela primeira vez teremos uma personagem trans marcando presença em um filme da DC Comics.
Seu nome é Alysia Yeoh, grande amiga e confidente de Barbara Gordon. A atriz Ivory Aquino, também transgênero, foi escalada para viver o importante papel.
Quem é Alysia Yeoh?
Nos quadrinhos, a personagem apareceu pela primeira vez em 2011. Alysia é uma bartender que sonha em ser chefe de cozinha, também é melhor amiga de Batgirl e divide o quarto com a protagonista. Yeoh é animada e de personalidade vibrante, extremamente leal à heroína em todos os momentos.
Sua intérprete, Ivory Aquino, já esteve em diversas produções de Hollywood, construindo seu nome na indústria do cinema e televisão. Você pode encontrá-la em projetos como Hospital New Amsterdam, FBI, When We Rise e Blue Bloods. No Brasil, a atriz ganhou visibilidade com seu papel na produção Olhos que Condenam, de Ava DuVerney.
Até o momento não foi revelado mais informações sobre a história de Batgirl. No entanto, o que sabemos até agora é que o personagem Vagalume será o vilão, interpretado por Brendan Fraser.
Outros nomes famosos também retornam para as telonas: J.K Simmons reprisará o papel do Comissário Gordon, pai de Barbara Gordon. Além disso, o longa ainda terá a participação do Batman de Michael Keaton.
Pioneirismo na DC Comics
A representatividade vem ganhando cada vez mais espaço no universo de super heróis da DC, que tem apostado muito em personagens da comunidade LGBTQIA +, especialmente na tv e no streaming.
No momento em que escalaram a primeira heroína trans da televisão, a DC se tornou pioneira no assunto. Se trata da personagem Dreamer, vivida por Nicole Maines na série Supergirl. Conhecida também como Sonhadora, ela foi criada para a TV mas agora estreia suas próprias edições em HQ depois da transição para o formato.
Personagens lésbicas também tiveram destaque em outras grandes produções, como no seriado Batwoman, interpretada por Ruby Rose – de mesma orientação sexual –, no desenho Harley Quinn e no filme Aves de Rapina.
Quem dirige Batgirl é a dupla de cineastas Adil El Arbi e Bilall Falah (Bad Boys Para Sempre). O roteiro é assinado por Christina Hodson, veterana na DC. O papel principal ficou com a atriz e cantora Leslie Grace, que estreou no cinema com o musical Em Um Bairro de Nova York.
Apesar do longa ainda não possuir uma data de estreia oficial, seu lançamento está previsto para esse ano de 2022 na HBO Max
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.