Batman: solução ou parte dos problemas?
Em março de 2022, após alguns adiamentos, o vigilante noturno de Gotham City volta às telas com o filme The Batman, estrelado por Robert Pattinson e dirigido por Matt Reeves.
A proposta do filme será mostrar como o detetive mascarado pode estar diretamente ligado ao caos da cidade.
Ao que tudo indica, o longa irá apresentar aos fãs o cavaleiro das trevas de uma maneira inédita em filmes.
Em suma, a ideia do diretor é mostrar um herói mais jovem, porém inserido em todo o universo a sua volta de modo mais responsável, no sentido literal da palavra.
Batman nas telonas
Imagem: trecho do Trailer/Legião dos Heróis
A última representação solo do Homem Morcego foi em “Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), dirigido por Christopher Nolan.
A trilogia consagrou não só Christian Bale no papel principal, mas também Heath Ledger, premiado de maneira póstuma pela interpretação do vilão Coringa.
Nos últimos anos, o cargo de novo vigilante noturno tornou-se um assunto polêmico, que a cada atualização ganhava mais força.
Muito contestado, Ben Affleck interpretou o Batman em quatro ocasiões, e por mais que muitos tenham gostado do resultado final, ainda assim, há quem torça o nariz para a decisão do diretor Zack Snyder.
Deste modo, Ben vestiu o manto de vigilante em Batman vs Superman - O Início da Justiça, Esquadrão Suicida, Liga da Justiça, e Liga da Justiça de Zack Snyder.
E por fim, Affleck também está participando das filmagens de The Flash, juntamente com Ezra Miller e Michael Keaton.
Nesta nova versão do Batman, a escolha de Robert Pattinson para o papel do Bilionário Bruce Wayne, a princípio, desagradou boa parcela dos fãs do herói.
Estigmatizado, principalmente pela saga Crepúsculo, a qualidade do ator foi posta em pauta mais de uma vez. Em contrapartida, o próprio Robert, por mais de uma vez declarou que o papel de vampiro adolescente ficou no passado.
De fato, espera-se um Batman completamente diferente para esta nova produção. O visual do herói já foi apresentado aos fãs, e por mais que divida opiniões, o seu traje com traços de armadura, e seu Batmóvel com visual forjado e rústico agradou a maioria.
Referências do trailer
No trailer liberado em 22 de agosto de 2020, no evento DC Fandome, notamos que o vilão principal do filme será o Charada, interpretado por Paul Dano.
O enigmático vilão, teve apenas uma aparição nos filmes do homem morcego, e isso foi lá em 1995 através da interpretação de Jim Carrey.
Todavia, na contramão do papel de Jim, ao que tudo indica, para o novo filme o antagonista terá postura muito mais sombria e arrepiante.
Contudo, o teaser de pouco mais de dois minutos também nos mostra outras figuras icônicas do universo da DC Comics.
Sabemos que além do vilão cercado de incógnitas e mistério, teremos também a presença da Mulher Gato, e também do Pinguim, interpretados por Zoe Kravitz, e Corrin Farrel respectivamente.
Pelo modo como o trailer é apresentado, nota-se que a história se passa nos primeiros anos de atuação do herói na cidade, o que fica perceptível por algumas características visuais e traços da personalidade do Batman.
A partir dos detalhes apresentados por Matt, o vigilante noturno terá um visual um tanto quanto rústico, o que endossa ainda mais esse aspecto de “herói iniciante”.
Durante o teaser, o criminoso enigmático dá indícios que seu interesse é revelar o passado obscuro de algumas figuras da cidade, dentre eles policiais, mafiosos, políticos, e aparentemente até mesmo o falecido Thomas Wayne, pai de Bruce Wayne.
No início do recorte, o vilão principal surge em uma cena criminosa onde o próprio teria assassinado o prefeito de Gotham City, em busca de desmascarar o político a respeito de envolvimentos com farsas e corrupções.
Em outros dois momentos, o antagonista estabelece um diálogo com o herói, inclusive, em um deles o Charada sugestiona que o Batman faz “vista grossa” para os crimes de alto escalão em Gotham.
Por fim, Batman encontra-se em uma emboscada em que, ao descobrir os mistérios do vilão, percebe que a sua figura e seu legado podem estar diretamente ligados ao caos local.
Inspiração: heróis dos quadrinhos
Imagem: Batman Ano Dois/Panini
Ao que tudo indica, o Batman de Matt Reeves, além de ser inspirado em Batman - Ano Dois, também terá traços de personalidade inspirados em Batman - Ego, e cogita-se a aparição de uma organização secreta de Gotham vista em Batman - A Corte das Corujas.
Ao longo da trama, o paladino negro de Gotham será posto contra a parede pelo Charada, que o condena por ser um dos responsáveis pelo estado crítico da cidade. Inclusive, sugerindo que têm conhecimento sobre a identidade secreta de Batman.
A imagem do Cavaleiro das Trevas já foi contestada algumas vezes por fãs e seguidores do herói, comparando-o a uma figura sociopata e perigosa, intensificando ainda mais o que foi apresentado no trailer.
Impressões e críticas
O estúdio Warner Bros convidou alguns críticos para assistirem ao material bruto do filme em Hollywood, e algumas declarações a respeito teriam supostamente vazado através de um perfil no Twitter.
Perfil este, que já foi mais de uma vez compartilhado e mencionado pelo próprio Matt Reeves na mesma rede social.
Aparentemente, a obra terá um clima obscuro e até certo ponto assustador, provavelmente com cerca de três horas de duração, com destaques positivos para a atuação de Robert Pattinson, e um Gran Finale digno de palmas.
Corrupção em família!?
Imagem: Robert Pattinson e Colin Farrell no set de gravação
Uma das principais intenções do Charada no filme é relacionar a família Wayne a um enorme esquema de corrupção na cidade de Gotham.
Essa proposta pode estar relacionada a Batman - A Corte das Corujas, que nada mais é do que uma organização secreta criminosa da cidade, cujos integrantes fazem parte da alta sociedade.
Após a morte dos pais, Bruce Wayne não teria herdado somente a fortuna, bens e a Wayne Enterprises, mas também a culpa pelo passado de seus ascendentes.
Visto que Charada sabe da identidade secreta do vigilante noturno, e consequentemente dos seus antecessores, isso torna-se um ponto a favor do vilão diante da figura do herói.
O visual das personagens, e o clima tenso do trailer, deixam claro todo o ar de mistério do filme que estreia no dia 4 de março de 2022 e nos instiga a pensar em algumas coisas.
Seria Charada o vilão principal, ou podemos esperar por eventuais surpresas? A família Wayne, mesmo sendo rica, faria parte de esquemas de corrupção? A figura do Batman realmente faz bem para a cidade, ou ele apenas corrobora para que o caos ocorra?
Imagem de capa - Pôster oficial The Batman - DC Comics
Este artigo foi escrito por Filipe Mello e publicado originalmente em Prensa.li.