Beyond Van Gogh
Quem não gostaria de imergir, entrar nas obras do seu artista favorito? Qual é o bom fã que não gostaria de, além de ver as obras do artista, experienciá-las quase como se pudessem tocar nelas? Todas aquelas imagens, aquelas cores, aquelas tintas caindo sobre a sua visão, se chegando mais perto de você a cada passo dado, a cada caminhada em direção àquelas paisagens diante de teus olhos? Como se estivéssemos na mente do pintor, sendo os próprios olhos dele. Como se suas obras começassem a ganhar vida diante de seu público.
Assim é com o Beyond Van Gogh, essa exposição que usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem sensorial extraordinária. Nos mostrando suas diversas obras-primas, livres de molduras, nos dando o deleite e a oportunidade de mergulharmos em suas pinturas.
A cada piscada de olhos, num eterno abrir e fechar, podemos observar uma nova obra dele. Por todos os lugares, norte e sul, leste e oeste a qual nos viramos. Sob os nossos pés, também, estamos caminhando pelos lugares daquelas paisagens que um dia Van Gogh também pisou e pintou.
É de noite, é de dia, é de tarde, É Van Gogh!
São flores que estão a nascer aqui e ali, acompanhadas de uma trilha sonora maravilhosa, que nos dá uma sensação maior de imersão. São despertas em nós diversas emoções, nos fazendo usar todos os nossos sentidos para tentar capturar o máximo de cada coisa, cada visão, tentando permanecer com a matéria que se deu ao nosso tato.
É uma celebração da grande obra desse grande gênio que, em sua aura criativa, nos deu a possibilidade de contemplar a eternidade. A sensação de significado, de pertencimento, de não sou apenas eu que sinto a mesma coisa, diante deste mundo. É o compartilhamento de sonhos, pensamentos e anseios que todos nós compartilhamos. E pela sua vasta e bela obra podemos pertencer.
Através do Beyond Van Gogh recebemos o abraço do artista e, em troca, também o abraçamos.
Após tanto tempo o artista ainda continua nos influenciando... Após tanto tempo o artista ainda possui admiradores, pessoas que se alegram e se emocionam, chegando às lagrimas diante da sua alma sensível, transposta pela sua obra ao expectador.
Beyond Van Gogh veio para nos mostrar e mostrar ao mundo o que uma grande arte nos desperta à alma. Que os grandes artistas permaneceram através de suas obras. Que a arte salva, nem que seja por um simples e breve momento. Salva a gente desse afogamento de notícias terríveis, de anseios e medos que estão sempre a bater na porta da nossa alma. Mostra até mesmo para a gente do que somos feitos e quem somos, seres humanos! E que, juntos, compartilhamos as mesmas coisas, como o amor, o medo, a alegria, a tristeza e até mesmo os sonhos.
Que somos capazes, além de horrores inimagináveis, de sonhos possíveis e de amores eternos, de criar beleza acima de toda feiura que é produzida. Que maior e eterno sempre vai ser o amor, a alegria, a beleza que criamos para o mundo.
Van Gogh, em todas as suas loucuras, em suas dores, amarguras e medos mostrou para gente que o ser humano tem a capacidade de criar coisas lindas e eternas mesmo em meio a tantos infortúnios.
Beyond Van Gogh não é uma exposição imperdível apenas para seus admiradores, mas para todos aqueles que amam a arte e desejam ser imersos por um momento no breve instante, neste portão para a eternidade. Aqui você vai sair de outra forma que entrou.
Kaique Britto
Este artigo foi escrito por Kaique Britto e publicado originalmente em Prensa.li.