O conceito de DevSecOps tem se tornado cada vez mais comum dentro das organizações. Ele parte do pressuposto que a segurança deve se fazer presente em todo a esteira de produção de uma aplicação. Sendo que suas práticas combinam desenvolvimento (Dev) e Operações (Op) com objetivo de reduzir o ciclo de desenvolvimento, oferecer uma entrega contínua e um software de qualidade.
Dada a relevância da segurança digital e o destaque que esta ganhou na pandemia, com o aumento significativo de ciberataques, convidamos Carolina Bozza, Regional Sales Dir, LATAM - Aqua Security; Carol Valencia, Solutions Arquitect - Aqua Security; Rodrigo Godoi, Head of Cyber Security - Lojas Riachuelo | Midway para participar do painel “Boas práticas para DevSecOps e Security by Design”, moderado por Filipe Balestra, Founder na Pride Security.
A partir do crescimento de ciberataques, muitas empresas passaram a enxergar a segurança como parte do negócio. Um exemplo disso é a Cloud Computing, que passou por uma revolução e está cada vez mais em evidência.
Segundo Carolina Bozza, “as empresas agora começaram a ver vantagens em cloud, não apenas financeiras, mas de arquitetura”. Para ela, agora temos ataques mais direcionados a essa nova arquitetura, ou seja, as organizações precisam rever nossas estratégias de segurança, estas precisam evoluir para acompanhar esse novo mundo.
Dessa maneira, temos ataques mais direcionados a essa nova arquitetura, ou seja, agora temos que rever nossas estratégias de segurança.
Outro aspecto explorado pelo moderador Filipe Balestra foi a falsa sensação de segurança. “As pessoas tem essa falsa sensação por se tratar de um ambiente cloud, quando na verdade ainda são necessários cuidados”.
Pensando em casos de vulnerabilidades e ataques ocorridos no ambiente da nuvem, Carol Valencia complementa que existe a chamada responsabilidade compartilhada. “Não devemos jogar a responsabilidade do provedor da nuvem. O cliente não pode se isentar da responsabilidade”.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Editorial Prensa.li e publicado originalmente em Prensa.li.