Brasil na NBA - Gui Santos é o nome dele.
Em Junho de 2022, aconteceu o 76° NBA Draft da história da liga americana, e nesse draft que foi um dos mais promissores, se encontra Gui Santos (SF) que foi selecionado como 55° escolha do NBADraft pela franquia Golden State Warriors, atual campeão da liga americana.
Quem é Gui Santos ?
Guilherme Carvalho do Santos, é um basquetebolista, brasileiro, orginal de Brasilia, com a altura de 2,02 m que atua como ala-pivô pelo GSW.
Fez sua estreia profissional com a equipe do Minas, que disputa a NBB (Novo Basquete Brasil), durante a temporada de 2018. Devido a grande destaque na equipe, mesmo sendo um calouro, dois anos depois, ele entrou no time titular.
Em abril de 2021, Gui Santos foi selecionado para a Equipe Mundial do Nike Hoop Summit, e no mesmo periodo, ele se declarou como um dos selecionaveis para o NBA Draft.
Porque Gui Santos é a esperança brasileira na NBA?
Gui santos é o 16° brasileiro na história do draft da NBA a ser selecionado por uma franquia, o seu destaque se dá, pois, é um jogador jovem de apenas 20 anos, que fez sucesso em sua passagem pela NBB, se tornando um titular em seu 2 ano de temporada, além disso, Gui Santos possui grande mobilidade em quadra, devido a sua velocidade e ténica, encontra passes que dificilmente jogadores comuns conseguiriam fazer.
Sendo assim, foi gerada grande espectativa sobre a escolha de Gui Santos, ao atual campeão da liga, apesar de não ter um contrato definido e com o GSW sendo detentor dos seus direitos, Gui deve seguir pela liga de desenvolvimento americana NBA (G-League), devido ao destaque na NBA Summit League (Liga de verão).
Atuação pelo GSW na NBA Summit League
Ao ser selecionado pelo GSW, Gui santos foi escalado para disputar a summer league (liga de verão), competição de pré temporada da liga americana, onde jogam os recém draftados, rookies ( jogadores em seu 2 ano DE liga) e jogadores free agent (sem clube).
No Total, Gui Santos atuou em 4 partidas da liga, tendo grande destaque na partida contra o Boston Celtics, onde pontuou 12 pontos, deu 1 assistência e teve um aproveitamento de 2/3 (66,7%) em bolas de 3 pontos.
Abaixo, você visualizará desempenho do Gui Santos pela Summer League:
Impressões da equipe técnica do Golden State Warriors
Após o confronto contra o Oklahoma City Thunder, o jogador foi elogiado publicamente pelo principal assistente técnico da equipe, Kenny Atkinson, que demonstrou grande entusiasmo com o jogo feito pelo atleta.
- Liguei para o Steve [Kerr, técnico dos Warriors] esta manhã e disse 'Steve, você pode ter achado alguma coisa aqui'. Já achei um lugar para ele na rotação. Ele precisa, obviamente, desenvolver a parte física, mas ele é um jogador interessante - disse Kenny.
Por fim, esperamos que o Gui Santos possa corresponder em quadra as espectativas colocadas, sendo o jogador brasileiro mais promissor a ser draftado por uma franquia da NBA.
Este artigo foi escrito por Bruno da Silva e publicado originalmente em Prensa.li.