O número de pessoas que adotam QR Codes como meio de pagamento não para de crescer. Segundo pesquisa Panorama – Comércio Móvel no Brasil, realizada com 2.058 brasileiros, realizada entre março e setembro de 2020, o uso dessa tecnologia saltou de 35% para 48%.
O mesmo estudo aponta que esse crescimento tende a ser ainda mais popular quando o Banco Central lançar, em novembro, o PIX, serviço de pagamento instantâneo que terá QR Code como opção de pagamento.
As discussões que envolvem o QR Code, sua ascensão como meio de pagamento e consequente padronização pelo Banco Central, fez dele um dos temas do APICON 2020.
Em palestra “Case Hub QR Code”, Leandro Estrada, Gerente de arquitetura do Cartão Elo, fala sobre solução da Elo que em apenas um mês após o lançamento no fim de maio, processou mais de R$ 1 bilhão em pagamentos no app Caixa Tem, case que será explicado mais adiante.
O Hub QR Code é uma solução que viabiliza a oferta de transações de pagamento tokenizadas e originadas a partir da tecnologia de QR Code Elo para todos os produtos Elo.
Ele centraliza pagamentos digitais, fazendo com que seus parceiros possam tanto implementar, receber e processar transações via APIs de forma segura e fácil. Trata-se de uma solução agnóstica, aberta e disponível a todos os parceiros Elo.
Quem está envolvido no processo:
Canais Originadores - Deverão habilitar a leitura do QR Code e se integrar ao Hub QR Code. Todas as transações iniciadas via QR Code Elo deverão trafegar dados de cartões tokenizados
Credenciadoras - Deverão habilitar a geração do QR Code em seus terminais e se conectar ao Hub QR Code a fim de trafegar dados de cartão tokenizados. No momento há 10 credenciadoras parceiras da Elo que usam dessa solução.
Emissores - Deverão autorizar e liquidar transações iniciadas via QR Code Elo conforme especificações da própria Elo.
Case Caixa Tem
A pandemia obrigou todos a ficarem em isolamento social e por consequência muitas pessoas começaram a depender de Auxílio Emergencial.
A fim de evitar as grandes filas em agências para realizar saques ou pagamentos, a solução Hub QR Code Elo, criada em apenas 18 dias, conseguiu aumentar as formas de pagamentos, possibilitando que tais beneficiários realizassem pagamentos em todas as credenciadoras por meio do app Caixa Tem.
O Hub QR Code ampliou as possibilidades de uso do benefício em qualquer maquininha, sem contar a questão de praticidade e segurança que o QR dinâmico em suas transações. A nova funcionalidade de pagamento do app Caixa Tem se encontra disponível para sistemas Android e iOS.
Alguns números para fazer você pensar:
Até o momento 121,3 milhões de pessoas do Auxílio Emergencial foram beneficiadas;
R$ 158,9 bilhões já foram disponibilizados;
O Hub QR Code já teve 80,8% de operações aprovadas, o que representa 50 milhões de transações.
Quer saber mais sobre o Hub QR Code?
Assista a apresentação de Leandro Estrada para mais detalhes sobre a Plataforma de APIs Elo!
Este artigo foi escrito por Leandro Estrada e publicado originalmente em Prensa.li.