Cinco dicas para ter uma rotina confortável no home office
Muitos trabalhadores passaram a trabalhar remotamente nos últimos anos e isso permitiu a eles mais flexibilidade em suas rotinas. Esse texto traz algumas dicas que podem ser colocadas no seu cotidiano caso você trabalhe de casa para que a sua rotina seja mais confortável.
Faça alongamentos
Se você trabalha sentado durante longas horas em uma cadeira deve saber do que eu estou falando: depois de muito tempo as costas podem doer. Para evitar que isso aconteça ou minimizar esse problema, uma boa alternativa é fazer alongamentos no decorrer do dia.
Se levante durante alguns minutos, estique os braços e se movimente um pouco, sobretudo se você não frequenta a academia ou faz uma atividade física com regularidade. Aliás, estude também a possibilidade de investir meia hora diariamente para a prática de uma atividade física, pois seu corpo e sua mente agradecerão esse esforço.
Você nem precisa sair de casa para isso, já que existem professores de educação física que dão aulas online para que as pessoas façam atividade física no espaço que dispõem. Eu fiz aulas assim durante a pandemia e confirmo que elas podem ser ótimas para se livrar do sedentarismo. Se você não tem dinheiro para bancar as aulas, procure algumas gratuitas no próprio Youtube em canais como “Exercício em Casa”.
Beba bastante água
Beber água é um hábito simples e que faz toda a diferença para estar com a saúde em dia, mas que nem sempre mantemos como deveríamos, não é? Para reverter isso, eu indico adotar uma garrafinha ou copo que você goste.
Hoje, existem os mais diversos modelos com cores e formatos diversos que com certeza vão se adequar aos temas que você gosta. É só procurar em grandes redes de lojas de departamento como Riachuelo, Marisa, Americanas ou Le Biscuit. Mantenha a garrafa ou copo no próprio ambiente de trabalho para que seja de fácil acesso e lembre de beber cerca de 2 litros do líquido por dia. Se você trabalha em um escritório, a dica também é direcionada para você.
Mantenha seu ambiente organizado
Eu estou longe de ser a Marie Kondo na organização do local de trabalho, mas acredito que é bom deixar ele minimamente organizado para encontrar as coisas mais facilmente e facilitar o dia a dia. Então a dica é manter na sua mesa de trabalho os itens essenciais para que ela não fique muito cheia e transmita a sensação de desorganização. Menos pode ser mais nesse quesito.
Se precisar de muita coisa para trabalhar, aposte em nichos pendurados na parede ou prateleiras e coloque organizadores para dispor o seu material de forma organizada e não espalhada em todo o escritório.
Invista em uma boa cadeira de escritório
Quando comecei a trabalhar de forma remota, tomei uma decisão ruim. Comprei uma cadeira de escritório mais baratinha para economizar, afinal pensei que todas fazem o mesmo efeito, certo? Mas essa ideia se mostrou errada para as minhas costas, que doem após algumas horas sentada em uma cadeira ruim. Claro que não dá muitas vezes para investir em uma cadeira boa logo de cara, mas é melhor juntar dinheiro para adquirir uma assim que possível.
Essa dica é válida principalmente se você pretende trabalhar na sua casa nos próximos anos, isto é, não tem a pretensão de voltar a trabalhar em um escritório. Compre uma cadeira com boa ergonomia para não sentir dores depois de uma longa jornada de trabalho. E complemente essa dica fazendo alongamentos, como dito anteriormente.
Tenha uma agenda
Eu sempre comprava agendas todo fim de ano e não as utilizava. Era quase um ritual. Fiz isso durante toda a adolescência e boa parte da vida adulta. Até que comecei realmente a listar as principais tarefas do meu dia em uma agenda de papel e voilà: parece que meu dia rende bem mais e eu visualizo melhor tudo o que realizo no decorrer das horas.
Se você funciona bem com aplicativos, pode usar o Google Agenda para te auxiliar na organização do seu dia. O bom é que ele manda lembretes para o celular para te lembrar de cada atividade para você não esquecer de nada.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.