Cinco verdades que todo empreendedor precisa conhecer
2. Por ter mais liberdade do que um profissional contratado, o empreendedor precisará ter muito mais responsabilidade.
Um empreendedor pode fazer o seu horário sim. É totalmente possível sair com os amigos para um almoço interminável numa segunda-feira. Não é preciso esperar a sexta à noite para fazer a happy hour. Por outro lado, precisa se organizar muito bem para não perder prazos. O empreendedor não precisa dar satisfação ao chefe quando adoece, mas também não ganha dinheiro quando deixa de produzir.
3. Da mesma forma que o empreendedor precisa ser muito organizado em relação ao tempo, deve aprender também a administrar o dinheiro.
Não deve se deslumbrar diante de um mês muito rentável. É importante ter em mente que o faturamento de micro e pequenos empreendimentos pode ser bem variável.
4. O empreendedor deve construir uma disciplina.
Como ele não está sujeito a um esquema fechado, estipulado por uma empresa, ele mesmo deve criar uma rotina para evitar a procrastinação. Porém, quanto mais autoconhecimento o empreendedor tiver, menos será necessário se disciplinar. Quem se conhece bem, trabalha no que ama e quando trabalhamos naquilo que amamos, as tarefas fluem.
5. O empreendedor não está disponível o tempo todo.
Por não ter um horário tão rígido de trabalho e fazer as suas regras, muitas pessoas pensam que o empreendedor está disponível na hora que ele quiser. Não é bem assim. É importante aprender a impor limites.
Este artigo foi escrito por Silvia Marques e publicado originalmente em Prensa.li.