Cinema solar: o futuro do entretenimento?
À medida que as pessoas procuram maneiras de serem mais ecológicas, o cinema solar está se tornando uma opção popular para o entretenimento. O cinema solar pode ser usado em ambientes internos ou externos e é uma ótima maneira de reduzir sua pegada de carbono. Leia mais nesse artigo.
A história do cinema solar
Os primeiros cineastas já utilizavam os raios do sol para alimentar seus projetores. Desde então, o cinema solar tornou-se uma ferramenta do entretenimento público.
Nos últimos anos, o cinema solar experimentou uma espécie de renascimento, pois as novas tecnologias tornaram possível criar exibições verdadeiramente espetaculares. Os cinemas solares de hoje estão mais imersivos e empolgantes do que nunca, tornando-os uma escolha popular para eventos públicos e privados.
O cinema solar é uma ideia do empresário australiano David Fowler. Ele teve a ideia após assistir a um filme em seu laptop durante uma queda de energia. Então, ele percebeu a necessidade de uma fonte de energia de emergência que também pudesse ser usada para lazer. Assim, ele começou a desenvolver o cinema solar. O empresário acredita que o cinema solar pode ser o futuro do entretenimento doméstico, proporcionando às pessoas uma maneira divertida e ecológica de assistir aos seus filmes favoritos.
Como funciona o cinema solar?
O cinema solar usa tecnologia de ponta para capturar e armazenar energia do sol. Dessa forma, são instalados painéis que coletam a luz solar e a convertem em energia elétrica. Essa eletricidade é então armazenada em baterias, que alimentam um projetor e um sistema de som, proporcionando horas de entretenimento ininterrupto. Geralmente, todo o sistema pode ser configurado em poucos minutos. Portanto, o cinema solar pode ser usado em ambientes fechados ou ao ar livre, tornando-o perfeito para diversas ocasiões.
Os benefícios do cinema solar
Os cinemas solares podem fornecer energia para outros dispositivos elétricos em casa, como luzes e ar-condicionados. Mesmo que o sol não esteja brilhando, a maioria dos sistemas de cinema solar pode armazenar energia suficiente para manter sua TV e sistema de som funcionando por várias horas. Ou seja, o cinema solar também pode ser uma ótima fonte de energia de reserva durante quedas de energia inesperadas.
Os cinemas solares podem ser construídos em qualquer local, incluindo áreas sem acesso a formas tradicionais de eletricidade. Isto é, fornecem entretenimento para pessoas que vivem em locais remotos, que de outra forma não teriam nenhum. Aliás, também existem cinemas solares que são portáteis, que podem ser levados para todos os lugares.
Por fim, os cinemas solares são uma forma ecológica e sustentável de assistir filmes e outras formas de entretenimento. De fato, eles dependem de energia renovável, que não é poluente e não contribui para as mudanças climáticas. Em contraste, os cinemas tradicionais usam abundantes quantidades de combustíveis fósseis para suas operações.
Cinema solar versus cinemas tradicionais
Certamente, esse é um tema de muito debate. Algumas pessoas argumentam que ir ao cinema é um evento social e uma experiência que não pode ser replicada em casa. Por exemplo, a tela grande e o sistema de som em um cinema tradicional são melhores que em um cinema solar, não importa quão boa seja sua configuração.
Contudo, o cinema solar tem várias vantagens importantes. Sem dúvida, é muito mais barato montar e administrar um cinema solar do que construir e manter um cinema tradicional.
Além disso, os cinemas solares podem estar localizados em quase qualquer lugar, inclusive em áreas remotas onde não há rede elétrica. Isto é, as pessoas nas comunidades rurais podem desfrutar do mesmo nível de entretenimento que as das áreas urbanas.
Quais são as limitações do cinema solar?
Primeiramente, o investimento inicial para um cinema solar seria caro. Inclusive, a instalação dos equipamentos e os painéis solares são complexos. Por exemplo, em áreas com mau tempo, os painéis precisariam ser constantemente substituídos ou reparados.
Apesar de ser uma ideia fantástica, a tecnologia do cinema solar ainda não está amplamente disponível. Existem apenas algumas empresas que oferecem esse serviço. Então, isso significa que o acesso ao cinema solar ainda é limitado.
No Brasil, existe um cinema solar chamado “CINESOLAR”. O projeto é o primeiro cinema solar itinerante do país e existe desde meados de 2013. O CINESOLAR possui uma van equipada com todo o equipamento necessário para realizar sessões de cinema pelo Brasil todo. Leia mais sobre a iniciativa aqui.
O cinema solar é o futuro do entretenimento?
Ultimamente, muitas pessoas têm falado sobre cinema solar. O cinema solar é um ótimo conceito. Além de ser ótimo para o meio ambiente, não produz nenhum gás de efeito estufa. Porém, o cinema solar requer muita luz solar para funcionar corretamente. Então, se não houver luz solar suficiente, o filme não será tão claro. Além disso, o cinema solar requer um projetor especial que pode ser caro.
Então, o que você acha? O cinema solar será o futuro do entretenimento?
Este artigo foi escrito por Adriana Wiechorek e publicado originalmente em Prensa.li.