Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre Citizen Developers e seu papel na automatização de processos.
Quem é o Citizen Developer?
Citizen Developer (em português, desenvolvedor cidadão) é qualquer pessoa não-técnica que cria aplicativos de negócios simples, usando ferramenta no-code, para endereçar as necessidades de sua companhia.
O modelo de Citizen Development permite que outros profissionais criem ou modifiquem softwares, mesmo sem saber programar ou ter formação em TI, e, ainda assim, entregar resultados de excelente qualidade.
Quais são as vantagens de ter Citizen Developers na empresa?
As vantagens são diversas, mas algumas são ainda mais relevantes, como:
Diminuição de custos
Desenvolvedores de software costumam demandar altos salários. Ao transformar funcionários em citizen developers, a empresa poderá diminuir o volume de contratação dos profissionais de TI especializados, sem perder a qualidade do serviço.
Aumento da produtividade
Com adição dos citizen developers, o setor de TI assume o protagonismo estratégico e pode se concentrar em desenvolvimentos mais complexos. Com isso, os projetos mais simples que não demandam conhecimentos especializados deixam de ser responsabilidade do time de TI.
Isso torna o trabalho de todo setor mais produtivo, permitindo que a equipe com especialização possa se concentrar nos trabalhos de maior abrangência que necessitam de codificação robusta.
Mais segurança durante os processos
Quando existe uma escassez de desenvolvedores e a equipe de TI demora para implementar soluções, é possível que outros profissionais busquem alternativas e utilizem plataformas que podem ou não ser aprovadas pela empresa.
E quando a plataforma não é aprovada, acontece o shadow IT, ou TI invisível, que representa um grande risco para a segurança das empresas.
Com o trabalho dos citizen developers, é possível criar os aplicativos necessários, usando plataformas no-code autorizadas pela equipe de TI, criando um trabalho mais colaborativo entre as áreas de negócios e de desenvolvimento. Sem shadow IT e com mais segurança para empresa.
O que é uma plataforma no-code?
No-code é a principal característica das plataformas de automação voltadas para desenvolvedores cidadãos. Essa tecnologia permite criar aplicativos sem programação necessária, ou seja, sem o uso de código como é feito usualmente.
Em vez de codificação, essas plataformas usam modelagem visual, drag-and-drop e lógicas de negócio.
Veja abaixo alguns dos benefícios de usar uma abordagem no-code:
Desenvolvimento rápido – tecnologias no-code permitem um fluxo de desenvolvimento mais rápido, com testagem, feedback e implementação de processos prontos para alcançar resultados;
Mais segurança – as plataformas no-code aprovadas pelos departamentos de TI cumprem os padrões e políticas de segurança da empresa, evitando os riscos do shadow IT;
Eficiência – os profissionais de TI ficam mais livres para resolver os problemas complexos enquanto os citizen developers colocam em prática soluções para o dia a dia das equipes;
Engajamento dos funcionários – funcionários com mais autonomia para solucionar problemas, como os citizen developers, se envolvem mais com os processos de trabalho;
Como resultado dessas vantagens, as empresas conseguem entregar aos clientes soluções, aplicativos e workflows criados por profissionais que estão diretamente envolvidos com os problemas que afetam os produtos ou serviços.
A Pipefy é uma plataforma de automação no no-code que permite ao usuário organizar e manipular workflows em uma interface visual, a partir de elementos de front-end, procedimentos de back-end e integrações com programas externos.