Claudia Goldin Recebe Prêmio Nobel de Economia 2023
A premiação inclui um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 999 mil). Goldin é a terceira mulher a receber o Prêmio Nobel de Economia desde sua criação em 1969.
A renomada economista Claudia Goldin, professora da Universidade Harvard, ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2023 por suas pesquisas inovadoras sobre mulheres no mercadi de trabalho. Ela é a terceira mulher a receber o prêmio desde que ele começou em 1969.
Com 77 anos de idade e natural de Nova York, Estados Unidos, a economista possui um PhD pela Universidade de Chicago e atua como codiretora do Grupo de Estudos sobre Gênero na Economia do National Bureau of Economic Research (NBER).
Os estudos da laureada evidenciam que uma parcela significativa da disparidade salarial e das desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres ainda persiste devido às decisões cruciais que as mulheres precisam tomar em fases precoces de suas carreiras. Tais escolhas, como a maternidade, por exemplo, desempenham um papel fundamental na trajetória profissional das mulheres.
A premiação inclui 11 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de US$ 999 mil, em reconhecimento aos notáveis avanços proporcionados por Claudia Goldin na compreensão das complexas dinâmicas do mercado de trabalho, particularmente no que diz respeito ao papel das mulheres.
Fonte: Nobel Prize e G1