Coletivo literário traz integração e democratização para a literatura
Fundado em 2018 pelo advogado e escritor Adam Mattos, o Corvo Literário conta hoje com mais de trinta escritores e está buscando novos membros. A proposta é a publicação de um texto por dia no site corvoliterario.com dos mais variados gêneros.
Aqui o que manda é a diversidade. Um texto erótico pode suceder um soneto de amor que pode suceder um conto de terror que pode suceder um poema de cunho político.
Não há barreiras para nenhum gênero literário, o que torna o ambiente totalmente democrático possibilitando que cada autor mostre a sua melhor faceta literária.
A diversidade está também geograficamente falando. O coletivo conta não só com escritores de todos os cantos do Brasil, mas também de Portugal e Moçambique.
Tal democratização é uma bandeira levantada pelo fundador. Adam Mattos se considera um agitador cultural e militante em prol da propagação da literatura lusófona de forma livre no mundo.
O coletivo já tem duas antologias publicadas, “Corvo Literário – Poesias, Contos, Crônicas e Cordel Brasileiro” que reúne textos dos mais diversos gêneros e “Corvo Literário Insanidade” que como o próprio nome diz, reúne textos ambientado na loucura, proporcionando textos viscerais, sendo este segundo título publicado em parceria com a editora Magnólia. Ambos os títulos podem ser adquiridos através do próprio site do coletivo.
E não para por aí, uma nova antologia já está em desenvolvimento e deve ser publicada ainda esse ano.
O coletivo também conta com o desafio semanal. Toda segunda-feira é proposto um tema ou um formato de texto para que os membros do coletivo possam sair da sua zona de conforto e se arriscarem em outras vertentes da literatura. O desafio acontece desde 2021 e vale até certificado de Corvo Mestre dos Desafios para deixar as coisas mais interessantes e incentivar e fomentar a produção literária.
O coletivo está com a porta aberta para novos membros. Qualquer um pode mandar textos.
Mas não é para qualquer um. Os materiais são avaliados pelo próprio fundador e só os melhores escritores são inseridos no Corvo Literário. Essa iniciativa é justamente para manter o alto nível entre os escritores.
Hoje o site conta, além de Adam Mattos, com mais dois editores para garantir que as atividades do coletivo sejam cada vez mais dinâmicas.
Vale a pena conferir.
Este artigo foi escrito por Tim Soares e publicado originalmente em Prensa.li.