Comitê executivo da FEBRABAN lança selo de prevenção a fraudes
Selo será mais uma das ações de antifraudes - investimento anual em segurança é de R$ 3,5 bilhões
A Federação Braasileira de Bancos (FEBRABAN) ao lado do Comitê Executivo de Prevenção a Fraudes da própria instituição lançarão até o final deste ano mais uma iniciativa para o combate ao problema das fraudes em todo o país.
O Selo de Prevenção a Fraudes das Instituições Financeiras ficará estampado no site e no aplicativo do banco participante e validará para o usuário que a instituição conta com processos estruturados que garantem as boas práticas e a prevenção a fraudes.
“A Febraban definiu que o tema de prevenção a fraudes seria diretriz prioritária de ação da Federação, em resposta às ocorrências de fraudes, golpes e outras modalidades de transações ilícitas que afetam os clientes do sistema financeiro. Atualmente, 70% dos golpes são de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou faça transações financeiras em favor de quadrilhas de criminosos”, afirma Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Além do Selo, a FEBRABAN e seus bancos associados também têm investido em campanhas de conscientização da sociedade por meio dos veículos de comunicação tradicionais e também nas redes sociais. O investimento anual em sistemas de tecnologia da informação voltados para a segurança é de R$ 3,5 bilhões.
Fonte: Security Reporter