Como 3 empresas uniram a criatividade à tecnologia para gerar inovação
Slack, Google Suite, Trello e milhares de ferramentas que os profissionais de Marketing e agências de Publicidade utilizam hoje... como era a vida antes delas? É praticamente impossível se lembrar desse tempo ou sentir saudades dele.
Todos os dias, novas ferramentas surgem para facilitar e automatizar o trabalho. Já o mercado, está cada vez mais ciente de que a inovação só é possível se as empresas unirem os dois universos: criatividade e tecnologia.
Nesta leitura, você vai entender como a tecnologia pode ser uma aliada — e tanto — à criatividade, gerando um ambiente de inovação.
A criatividade é um dom?
A criatividade está longe de ser um dom. Ela pode ser entendida como um método de se fazer as coisas, já que pode ser aprendida e estimulada. Ela é como um músculo, quanto mais você exercita, maior fica.
O próprio escritor Arthur VanGundy disse: "não há nada de misterioso na criatividade; é apenas uma questão de aplicar a atitude e a metodologia corretas em um contexto que possibilite o pensamento criativo e boas ideias”.
Mas como as empresas estão unindo a tecnologia à criatividade?
1. Cerveja + tecnologia
Segundo o CTO da Ambev, Eduardo Horai, "Cerveja não é só uma cerveja. Além dos ingredientes tradicionais – lúpulo, cevada e água –, a receita leva uma boa dose de tecnologia."
Após conquistar diferentes públicos com muitas marcas de cerveja, a marca decidiu abrir os olhos para a tecnologia e criar um aplicativo de delivery para as bebidas, o Zé Delivery.
Hoje, a Ambev é benchmarking de tecnologia para qualquer empresa de bens de consumo.
Não é a toa que a AB Inbev, dona da Ambev, recebeu o título de Creative Marketer of the Year no Cannes Lions de 2022.
2. Dados + criatividade + tecnologia
O CEO da Winnin, startup de tecnologia que ajuda agências, marcas e criadores de conteúdo no processo criativo, Gian Martinez, diz: "A obsessão da minha vida é entender e dominar a ciência da criatividade com um método. Quando você domina esse método, consegue criar coisas incríveis de forma constante".
A ideia dele foi apostar em um software que ajuda os profissionais a serem mais criativos, fazendo algo que muitos têm dificuldade: usar dados para criar vídeos mais relevantes para o público das marcas.
3. Dados + criatividade + abacaxi
A cada tonelada de abacaxi colhido, 3 toneladas de folhas são desperdiçadas. A decomposição natural das folhas pode emitir 20 vezes mais metano.
Tendo esse problema como norte, a empresa Dole Sushine e Ananas Anam se juntaram para criar o Piñatex, um tecido similar ao couro, feito com folhas de abacaxi.
Essa é só mais uma prova de que os dados, a tecnologia e a criatividade são uma boa combinação para as empresas.
Gere inovação na sua empresa
As empresas mais inovadoras são as que usam a criatividade e os dados para melhorar a vida das pessoas.
E desenvolver ideias inovadoras não é apenas sobre produtos e serviços. Uma ideia inovadora pode ser para um conteúdo que, no futuro, vai provocar uma mudança na sociedade ou até mudar uma prática de mercado.
A inovação só é possível quando os 3 elementos se encontram: criatividade, dados e tecnologia.
Então, a pergunta que fica é: de onde vêm os seus insights?
Este artigo foi escrito por Sara Cristine e publicado originalmente em Prensa.li.