Como a Inteligência Artificial Conversacional pode facilitar o cotidiano de clientes
Imagine a seguinte situação: é sexta-feira, seu expediente está chegando ao fim e os pensamentos já estão se direcionando aos planos do fim de semana. Então, você recebe um aviso de que um pagamento importante não foi realizado.
Atrasar o pagamento não é uma opção, mas fazer hora extra em plena sexta-feira também não é necessário se você tem um bom planejamento.
Uma solução para situações assim é investir em novas tecnologias, que atendam tanto a quem consome quanto a quem oferece serviços e evitem situações incômodas. Mas, como fazer isso de maneira estratégica, garantindo comodidades descomplicadas e um final de semana sem preocupações?
Tecnologias e clientecentrismo
O clientecentrismo é uma abordagem cada vez mais comum no mercado, visto que prioriza as necessidades e preferências do consumidor como forma de aumentar sua satisfação e otimizar serviços. Por isso, conversamos com Maristela Martins, Diretora de Banco Digital da Technisys, a respeito do uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para garantir maior qualidade nos serviços e, assim, aprimorar a jornada dos clientes.
Segundo ela, “a maioria da população mundial utiliza canais conversacionais e assistentes virtuais, como Whatsapp, Google Assistant, Telegram ou Alexa. Por isso, devemos aproximar os serviços financeiros a estes tipos de canais e posicioná-los onde o consumidor costuma estar, para tornar possível a personalização do atendimento ao cliente de acordo com necessidades específicas.
O uso de IA no desenvolvimento de plataformas permite que interações entre clientes e empresas sejam automatizadas e empáticas, e torna possível a variação do emprego de assistentes virtuais e humanos para atender às demandas com eficiência.”
Quem nunca se irritou ao solicitar suporte de empresas e receber respostas automáticas que não resolvem problema algum? Observando a insatisfação de muitos consumidores com os chatbots disponíveis no mercado, por exemplo, fica evidente a necessidade de disponibilização de um modelo híbrido de comunicação.
Ao unir um motor de Inteligência Artificial, que compreende linguagens específicas e cotidianas em voz e texto, e algoritmos, que definem o contexto do relacionamento do cliente com a instituição, é possível estabelecer a melhor forma de atenção para cada demanda e, assim, trazer maior satisfação para quem consome.
Esta possibilidade de personalização no atendimento é o melhor caminho para que provedores e consumidores tenham uma jornada eficiente e desenvolvam uma relação de confiança.
Digital Banking e Inteligência Artificial Conversacional
Por meio do uso de IA Conversacional, instituições financeiras podem facilmente se conectar com seus clientes de maneira significativa. Por isso, a partir da união da IA conversacional com o Digital Banking, foi desenvolvida a plataforma Cyberbank Konecta, que se integra aos assistentes virtuais em diversos canais de atendimento ao cliente.
Dessa forma, é possível estabelecer comunicação personalizada com clientes, além de um gerenciamento de dados seguro, completamente criptografado - ferramentas essenciais para otimizar os serviços oferecidos e melhor atender aos consumidores.
A implementação da plataforma ocorre de forma rápida, em cerca de seis meses, trazendo resultados e retorno sobre o investimento. Saiba mais aqui e amplifique a comunicação com seus clientes com o Cyberbank Konecta.