Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada à cibersegurança empresarial
A Inteligência Artificial (IA) sempre se esforçou para simular (e ir além) da inteligência humana. É por isso que ela pode ser uma grande aliada na automatização de atividades complexas, em muitos tipos diferentes de empresas.
Rob Thomas, vice-presidente de Nuvem e Plataforma de Dados da IBM, ganhou as capas das notícias ao afirmar que a IA “trata-se de dar 'superpoderes' aos humanos, dando a você uma maneira melhor de automatizar tarefas que as pessoas não querem fazer”.
Isso também é verdade quando o assunto é cibersegurança empresarial. Segundo uma pesquisa patrocinada pela Mastercard, o investimento de empresas em IA para a sua própria segurança deve triplicar em dois anos. Surpreendente? Nem tanto.
Neste post, você vai entender melhor por que a Inteligência Artificial é a solução de segurança cibernética ideal para empresas que operam online.
Como a Inteligência Artificial pode ser útil para a cibersegurança
O vice-presidente de segurança da IBM, Caleb Barrow, afirmou em uma entrevista para a TechRepublic que “uma empresa de médio porte recebe alertas para mais de 200.000 eventos cibernéticos todos os dias”. Uma equipe de especialistas em cibersegurança de uma empresa de médio ou pequeno porte não consegue lidar com esse grande volume de ameaças.
É por isso que tantas corporações estão formulando a meta de aplicar a IA na proteção automatizada de redes corporativas, em um espaço virtual cada vez mais perigoso.
A Inteligência Artificial, pautada no machine learning, está se tornando essencial para a segurança da informação, já que essas tecnologias são capazes de analisar, rapidamente, milhões de conjuntos de dados e rastrear uma ampla variedade de ameaças - desde malwares a comportamentos que podem resultar em ataques de phishing.
Vantagens da aplicação em Inteligência Artificial e cibersegurança
A capacidade da IA de compreender grandes quantidades de informações brutas sobre vulnerabilidades faz dela uma solução eficiente para a manutenção da cibersegurança. E isso não é tudo. Existem diversas vantagens que justificam aplicações do uso de IA nesta área.
1. Mais aprendizados com o tempo
A Inteligência Artificial usa sua capacidade para melhorar a segurança da rede ao longo do tempo. Por meio do machine learning, ela consegue compreender cada vez melhor o comportamento de uma rede de negócios a cada dia que passa.
Sendo assim, ela reconhece padrões na rede e os agrupa. Em seguida, está apta para reconhecer as ações mais comuns atribuídas a eles, e detectar incidentes suspeitos ou fora do normal.
Os padrões que as redes neurais artificiais aprendem podem ajudar a melhorar a segurança no futuro, porque potenciais ameaças com características semelhantes às registradas já são bloqueadas com antecedência.
2. Identificação de novas ameaças
Usando algoritmos sofisticados, os sistemas de IA acabam sendo treinados para detectar novos malwares e inspecionar até mesmo os menores comportamentos suspeitos de malware ou ransomware, antes que entrem no sistema. Isso é algo que muitos antivírus nem são capazes de fazer.
É possível afirmar que a IA também é uma forma de inteligência preditiva superior, com processamento de linguagem natural que seleciona dados por conta própria (ao vasculhar dados e estudos sobre ameaças cibernéticas, por exemplo).
Isso pode fornecer informações sobre novas anomalias, golpes e estratégias de prevenção. Afinal, muitos tipos de ataques virtuais também mudam constantemente.
Os sistemas de cibersegurança baseados em IA podem fornecer o conhecimento mais recente de perigos globais e específicos para formular decisões de priorização. Tudo isso levando em conta o que poderia ser usado (hoje ou no futuro) para atacar seus sistemas.
3. Melhor gerenciamento de vulnerabilidades
Sabemos que diversos tipos de empresas lidam com muitas ameaças diariamente. Analisar e avaliar as medidas de segurança existentes, por meio de pesquisas de IA, pode ajudar no gerenciamento de vulnerabilidades da corporação.
A IA ajuda a avaliar os sistemas mais rapidamente do que as pessoas, aumentando assim a sua variedade de capacidade de resolução de problemas. Ela identifica pontos fracos em sistemas de computador e redes comerciais, enquanto as equipes contam com mais tempo para se concentrarem em outras tarefas de segurança.
4. Maior rapidez para tomadas de decisão
A Inteligência Artificial consegue aprender com as ações de seus usuários para tomar decisões automatizadas depois. Sendo assim, muitos protocolos recomendados em diferentes tipos de situações (orientados pela política de proteção de dados ou pela cultura da empresa) podem ser aplicados de forma rápida e integrada com sistemas inteligentes.
Essa automatização é uma excelente forma de poupar tempo das equipes e evitar falhas humanas na correção de deficiências ou decisões desalinhadas com a política da empresa, uniformizando e padronizando decisões com base nas regras que devem ser seguidas.
Este artigo foi escrito por Bianca Lopes e publicado originalmente em Prensa.li.