Como a psicanálise possibilita o empreendedorismo
Imagem: titovailona / Envato Elements
Empreender é realizar. Porém, não é um realizar mecânico. Extrapola a mera execução de tarefas rotineiras e predeterminadas. Empreender é realizar a partir de tomadas de decisão importantes. Empreender é realizar algo pessoal, algo que diga a nossa verdade.
A Psicanálise é uma linha terapêutica que ajuda as pessoas a se conhecerem melhor. Psicanalistas usam o termo analisandos no lugar de pacientes porque não vemos quem nos procura como doentes e sim como pessoas que optaram pelo autoconhecimento. Por meio do autoconhecimento (mesmo que parcial) os analisandos começam a compreender o que eles realmente desejam e o que eles imaginavam desejar por imposição social.
Como assim? Muitas vezes, pensamos desejar um determinado relacionamento ou um determinado trabalho por conta daquilo que é admirado pela maioria das pessoas. Muitas vezes, as pessoas lutam para alcançar objetivos que, na verdade, não lhes trarão nenhum tipo de felicidade.
A Psicanálise, por meio da investigação dos desejos, orienta os analisandos no sentido da liberdade. O psicanalista não tenta moldar as pessoas para elas se encaixarem num modelo social fechado. Muito pelo contrário. O psicanalista ajuda as pessoas a fazerem seus próprios caminhos.
De certa forma, o psicanalista ajuda a transformar as pessoas em empreendedores. Empreendedores da própria vida. É razoavelmente comum, após ou durante o processo psicanalítico, as pessoas mudarem de emprego ou até mesmo de profissão, abrirem o próprio negócio, voltarem a estudar ou investirem mais tempo em algum hobby. Empreender é decidir fazer algo e fazer. É sair da paralisia das tarefas rotineiras.
É realizar coisas diferentes ou realizar as mesmas de um jeito novo. O processo psicanalítico pode liberar o fluxo criativo dos artistas que deixaram de pintar, de escrever, de atuar. O processo psicanalítico pode estimular os introvertidos a expor suas opiniões, a compreender que somos nós que criamos o nosso espaço de fala.
O processo psicanalítico pode despertar o gosto pela liderança e a necessidade de viver a vida a partir dos nossos paradigmas. O processo psicanalítico pode nos ensinar que nem sempre a maioria está certa e que viver de acordo com o senso comum pode ser bem limitador. Quem foi fisgado pelo espírito empreendedor sabe muito bem que não existem caminhos lineares, respostas fechadas, fórmulas mágicas e aprende a se divertir com o jogo de tentativas e erros que nos faz descobrir o nosso lugar no mundo.
Este artigo foi escrito por Silvia Marques e publicado originalmente em Prensa.li.