Como enfrentar seus contratempos com amor próprio
Somos ensinados sobre o tempo como uma linha reta. As apresentações em PowerPoint e os livros de história retratam o “progresso” como uma jornada linear e progressiva. Infelizmente, à medida que nos tornamos a pessoa que queremos nos tornar, enfrentamos contratempos.
Esses contratempos podem parecer interrupções no caminho estreito em que pensávamos estar. Há, é claro, a boa notícia de que enfrentar os contratempos com amor permitirá que você ressignifique a experiência como um momento de perspectiva que oferece uma visão completa de sua história e futuro.
Reformular
Tente ver os contratempos como uma parte importante da vida em uma estrada sinuosa, e não como uma interrupção em sua marcha para a frente. O tempo que leva para se recuperar de um revés não é tempo perdido.
É um exercício de aprendizado, de perspectiva e de conhecer novas partes de si mesmo. Este é um momento em que você pode pegar pistas e truques para contratempos futuros.
Enquadre esse tempo de maneira diferente e amorosa e observe-o se transformar de um obstáculo em um ativo. Esse processo é especialmente importante quando os contratempos não são apenas pessoais, mas comunitários (pense em resultados eleitorais, pandemias etc.).
Quando um revés parece totalmente fora de seu controle, você precisa ser capaz de depender de suas habilidades de ressignificação para ver o tempo como necessário, valioso e transformador. A realidade de um revés é neutra; é o nosso enquadramento que lhe atribui valor, por isso esteja atento ao enquadramento que escolher.
Ser curioso
Muito deste boletim é dedicado ao uso da curiosidade como uma ferramenta para abordar a vida com amor. A curiosidade é o nosso bilhete para extrair a leveza do peso das circunstâncias.
Permita-se ser curioso sobre o que seus contratempos têm a oferecer. A curiosidade manterá sua mente ocupada para que você não desça ao pensamento fatalista ansioso. Algumas perguntas para se manter curioso são:
-Por que esse revés parece perturbador?
-Que suposições estou fazendo sobre esse revés?
-Como eu poderia usar esse tempo para aprender sobre mim mesmo? Outros?
-Como eu lidei com contratempos semelhantes no passado?
-O que posso aprender com este tempo que pode me guiar daqui para frente?
Descanso
Encare amorosamente esses tempos como inevitáveis. Não se force a ignorar o impacto de um revés e avance apesar dele. Depois de ter reformulado a experiência como uma experiência de crescimento e aprendizado, permita-se sentar nela, descansar nela e permitir que as coisas sejam como são. Uma mentalidade tranquila irá protegê-lo de uma mentalidade resistente.
Ligue para pessoas cuja perspectiva você aprecia
Um revés pode causar visão de túnel. É difícil ver atrás, além e abaixo do momento presente, quando parece que você foi empurrado para fora do curso. Para encontrar um pouco de perspectiva, ligue para alguém que possa lhe mostrar as coisas através dos olhos deles.
Se possível, ligue para alguém que tenha visto você em desvios anteriores do seu plano. A compaixão deles será útil. Mesmo que eles não saibam bem o que dizer, o processo de nomeação do seu desafio atual provavelmente será útil para você.
Muitas vezes, não sabemos que algo é verdade até que caia fora de nossas bocas. A pessoa para quem você liga pode lembrá-lo de onde você esteve e pode lembrá-lo de que acredita no futuro que deseja para si mesmo.
Olhe para trás para olhar para frente
O próximo soluço em sua jornada certamente não é o primeiro que você experimentou e certamente não será o último. Use esse tempo para relembrar como você aprendeu com os contratempos do passado e como gostaria de aprender com este momento para se preparar para o futuro.
Passe algum tempo diminuindo e voltando para ver a vida como um longo arco narrativo composto de histórias mais curtas. Reúna pepitas de sabedoria para que você tenha lembretes substantivos dos frutos deste tempo.
Este artigo foi escrito por Thiago Calmon e publicado originalmente em Prensa.li.