Como está o clã Tremere no V5?
Imagem: Rage Across Brasil
O clã sempre foi muito conhecido pela sua rígida estrutura piramidal, onde uma cria sempre estava enlaçada pelo seu senhor e pelo Conselho dos 7, os administradores da pirâmide. As coisas permaneceram assim por milênios até que, em 2008, a Segunda Inquisição, caçadores humanos financiados por governos do mundo inteiro e pela Igreja Católica, atacou a capela de Viena; trazendo a morte final a muitos dos principais Tremere.
Apesar do prejuízo a nível de perda de informações e cainitas no ataque ainda não ser contabilizado, o dano estrutural foi bastante óbvio: os Bruxos perderam a capacidade de enlaçar outros membros, quebrando todos os laços internos do clã; embora existam versões que contradigam estes fatos.
A Casa Tremere (a única até então aliada à Camarilla) tenta manter sua estrutura, seus rituais e uma aparência de normalidade, se agarrando aos costumes antigos; porém Carna, uma membro insatisfeita com a conjuntura das coisas, encontrou um texto nodista, o Livro do Grave-War, que supostamente a ensinou com quebrar o laço de sangue; e assim ela o fez.
Uma vez livre do laço, ela instruiu algumas outras pessoas a seguirem as suas formas de ocultismo, desde bruxas naturais e wiccanos a praticantes de magia do caos e satanistas, e que havia real poder em todas elas. Em 2018, que é quando o livro básico se passa, ela já tem tantos seguidores que é considerada a fundadora de uma segunda casa filiada à Camarilla, a Casa Carna. Também dizem que veio dela a atual maldição do clã, e não do ataque à Viena, dos Tremere não poderem enlaçar.
Apesar do resto do clã discordar das ideias da Carna, ninguém a confrontou diretamente e ela ainda é considerada aliada à Torre de Marfim, apesar de estar bastante inclinada ao movimento Anarch.
Casa Tremere versus Casa Carna
Como eu disse um pouco mais acima, a Casa Tremere tem um viés bastante tradicionalista e tenta manter o clã como ele era em seus “dias de glória”, ao menos, na visão de Schrekt, uma das, senão a principal liderança dentro da casa.
Com a exceção do laço de sangue, os Tremere dessa casa são os mesmos das edições anteriores. Ocultistas herméticos, eruditos no senso mais comum, reservados e preocupados com a tradição.
Em contrapartida, na Casa Carna pode-se encontrar bem mais diversidade. Wiccanos, praticantes de bruxaria natural, herbalistas, satanistas, tecnomagos, etc. Na rebelião, também é possível encontrar membros que facilmente se passariam pelos da “casa ao lado”, conservadores que acreditam que só há uma única forma de feitiçaria de sangue realmente eficaz, e que é através dos estudos dos textos antigos.
No entanto, o que o destaca como sendo da Casa Carna o desejo pela autonomia, de ter acessos aos ritos quando ele mesmo achar que está pronto em vez de ter alguém o julgando, ou até mesmo um desejo de poder incompatível com os ensinamentos de seus antigos mestres.
E as outras casas?
A respeito das outras casas, até o momento pouco foi citado. A Casa Goratrix chega a ser citada no livro básico, apesar de só ter sido uma rápida aparição em uma reunião entre um representante da Casa Goratrix, Carna e Schrekt. Além disso, não há muito a se dizer a respeito deles até então. Com o desmantelamento quase completo do Sabá, não seria de se surpreender que a Casa desaparecesse, ou se tornasse independente.
Já a Casa Ipsissimus é citada no suplemento Anarch, como sendo a única casa verdadeiramente Anarch do clã (apesar de nada impedir de se ter membros ou coteries da Casa Carna na facção). Porém, não há muito além disso para se dizer. Não há um líder conhecido, nenhum representante, e nem parece ser reconhecida como uma casa de fato por nenhuma das outras três.
Loresheets
Apesar da única loresheet exclusiva de Tremere no livro básico ser o “Descendente de Karl Schrekt”, ainda há a loresheet “Carna”. Enquanto a primeira te dá acessos e ajudas através da Casa Tremere e o tradicionalismo, a segunda, através da Casa Carna e da rebelião.
No suplemento Camarilla, também há “A Pirâmide”, que dá um up para quem quiser construir um renome dentro da antiga estrutura do clã, e quem sabe reconstruí-la. No Chicago By Night, também mostra a “Família Revenant: Ducheski”, onde você pode ter acesso a um Ducheski, uma família Revenant (carniçais que, após muitas gerações, passam o laço de pai para filho), que tem Auspícios e Feitiçaria de Sangue.
Considerações finais
E então? Está com ainda mais interesse em jogar de Tremere? Menos? Com certeza, eles são um clã complexo e cheio de meandros. Definitivamente, não recomendo para um jogador de primeira viagem. Mas se você estiver em busca de personagens poderosos e ambiciosos, vai ser muito interessante criar um Usurpador.
Este artigo foi escrito por Violeta de Carvalho e publicado originalmente em Prensa.li.