Como estudar e investir em uma carreira sem ter dinheiro
Créditos: Canva. Legenda: Hora de estudar e se preparar para o futuro.
Verdade seja dita. A inflação no ano de 2022 tem dificultado a realização de sonhos para milhões de brasileiros. Muitos têm adiado o desejo de adquirir a casa própria, comprar um carro e até de estudar. Para estes últimos, esse texto trará ideias para que você continue estudando e possa construir uma carreira de sucesso mesmo sem muitos recursos financeiros.
Considere fazer um curso técnico
Uma das possibilidades para estudar gratuitamente é fazer um curso técnico. Existem no Brasil os Institutos Federais de Educação, os IF’s, espalhados por todos os estados do país. Neles, os cursos são ofertados gratuitamente para a população e existem formações nas áreas tecnológicas. Isso significa que você pode se formar em cursos como Técnico em Informática, Técnico em Mecânica Industrial, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, dentre outras diversas opções.
Talvez você se questione acerca da empregabilidade dessas formações já que no Brasil as pessoas tendem a valorizar mais um curso de nível superior, mas atuar nessas áreas oferece muitas oportunidades, sobretudo, para quem mora em municípios com indústrias ou em grandes centros urbanos, Vale a pena também seguir as redes sociais do Senai, visto que, em algumas oportunidades, eles disponibilizam vagas para seus cursos gratuitamente.
Analise todos os cursos ofertados nas universidades federais e estaduais
Eu sei que você pensa que a concorrência para entrar nas universidades federais e estaduais é sempre altíssima, mas a verdade é que isso depende do curso escolhido. Pesquise bem todos os cursos ofertados na universidade federal mais próxima de você e analise quais cursos você tem o perfil. Será que um curso de Licenciatura, que não costuma ter alta concorrência, não oferece boas possibilidades profissionais para você, tendo em vista que há muitos concursos para docência todos os anos?
Você também pode pleitear vagas para turnos com menor concorrência, pois alguns cursos ofertam turmas de manhã e durante a noite, por exemplo. Aproveite que o papai Google tem resposta para quase tudo e busque o máximo de informações para listar os cursos que te interessam, inclusive pesquisando os que são disponibilizados em municípios vizinhos ou na modalidade virtual.
Procure cursinhos públicos para se preparar para o Enem
Aqui vão duas dicas. A primeira é se inscrever para o Enem, solicitando a isenção para não ter custos na inscrição do exame. A segunda é que você deve buscar cursinhos gratuitos para se preparar para a prova. Existe muito conteúdo gratuito na internet em sites como Youtube que você pode assistir. Também existem cursinhos gratuitos ou com valores baixos oferecidos por prefeituras municipais e por grupos nas universidades federais e estaduais. Faça uma busca no seu município por essas opções e se inscreva em um deles para ter uma preparação efetiva. Busque também colegas que te apoiem nessa jornada e tenha objetivos semelhantes ao seu, pois isso dá estímulo para que você faça um caminho exitoso.
Pesquise as chances de estudar com bolsa de estudos
Se você é um bom aluno e obteve um excelente resultado no Enem, mas não conseguiu entrar em uma universidade pública, que tal procurar por bolsas de estudo? Pesquise em universidades particulares da sua cidade se elas não oferecem uma bolsa total ou parcial para que você faça uma faculdade na instituição sem desembolsar muito dinheiro. Como diz o ditado, o não já é garantido, o lance é correr atrás do seu sim.
Faça cursos gratuitos na internet
Se você não tem interesse em um curso técnico ou superior, já pensou em fazer cursos de curta duração? Alguns jovens finalizam o ensino médio sem muitas certezas sobre quais passos dar, mas isso não é motivo para você ficar parado.
Algumas formações podem impactar positivamente a sua carreira. Uma delas é investir no estudo de idiomas, afinal ter conhecimentos de espanhol e inglês pode facilitar a sua entrada no mercado de trabalho em empresas estrangeiras já que muitas recrutam profissionais de outros países para prestar serviço no sistema de home office. Sites como Kultivi e Duolingo podem ajudar você a dar os primeiros passos no aprendizado gratuito de outras línguas. Outros conhecimentos que podem impulsionar a sua carreira são os de Marketing Digital e Programação, pois atualmente muitos negócios demandam profissionais que tenham habilidades nessas áreas. Para estudar essas áreas sem nenhum custo ou pagando pouco, veja opções de cursos no site Coursera.
Estude para concursos com assinatura social
Se o seu intuito é estudar para concursos públicos sem desembolsar muito dinheiro, também temos dicas para você. A primeira delas é optar por estudar pelas tradicionais apostilas, que podem ser adquiridas online ou nas bancas de revistas. Para os que preferem um curso, eu indico procurar o Gran Cursos, que, por vezes, lança assinaturas sociais a preços populares para pessoas de baixa renda.
Você também pode buscar por materiais na biblioteca pública mais próxima de você. Além de material, esses espaços oferecem um lugar silencioso de estudos para quem precisar se concentrar fora de casa. E não esqueça de solicitar a isenção para não pagar as taxas de inscrição das provas, que costumam custar acima de cem reais hoje em dia.
Conclusão
Apesar de nem sempre termos muitos recursos, esse texto está aqui para te motivar a continuar a estudar. Dias melhores virão, mas você precisa se preparar para eles se dedicando a adquirir mais conhecimentos técnicos. Por isso, trace quais são seus objetivos acadêmicos, as habilidades que você quer desenvolver e crie um plano de estudos e de vida que te levem ao lugar que você quer chegar.
Este artigo foi escrito por Caroline Brito e publicado originalmente em Prensa.li.