Como exercitar sua criatividade
De blogueiros a romancistas e autores criativos de não-ficção, todos queremos encontrar maneiras de aprimorar criativamente nosso processo de escrita.
Um escritor criativo se esforça para contar histórias únicas com uma voz distinta.
Você pode ser um iniciante concluindo um curso de escrita criativa no ensino médio, um profissional da área ou um amante da escrita querendo se aprimorar.
Independentemente da sua formação ou dos tipos de escrita adota, você pode se beneficiar do estudo da escrita e criar novas formas de inovar seus textos e aproveitar das palavras para promover mudanças sociais e criar um vínculo com seus leitores.
Não há dois grandes escritores que trabalhem exatamente da mesma forma, mas aqui estão algumas dicas de escrita que podem inspirar o pensamento criativo na maioria dos autores:
1- Aprenda com os melhores, mas não os copie
É importante ler escritores renomados como uma inspiração para encontrar o seu jeito preferido de escrever, isso te ajudará a definir o seu estilo de escrita e gêneros que você gosta de abordar.
Se você deseja escrever literatura para jovens adultos, consulte algumas referências para jovens adultos. Se você quer escrever ficção científica, estude o trabalho de Isaac Asimov ou Neil Gaiman.
Se você pretende escrever romances de fantasia, consulte O Senhor dos Anéis, trilogia de JRR Tolkien. Se você gosta de terror, experimente HP Lovecraft e Stephen King.
Mas não confunda as vozes desses autores com a sua própria voz. Use seus livros favoritos como pontos de partida.
Para ser verdadeiramente criativo, você deve aprimorar ideias, estilos e um ponto de vista que são exclusivos para você.
2- Escreva por partes, use o método “Floco de Neve”
O método do floco de neve, criado pelo autor e instrutor de redação Randy Ingermanson, é uma técnica para criar um artigo ou um livro do zero.
O processo consiste em primeiro desenvolver toda a base do seu texto e depois ir adicionando outras informações.
Esse método pode te ajudar a filtrar melhor as ideias, isso quer dizer que, por exemplo, após finalizar a base do seu texto e realizar uma leitura, você comece a perceber a necessidade de colocar mais informações ou não.
3- Aproveite os fluxos criativos e exercite-os
Quando se trata de fluxo criativo geralmente segue um ciclo de crescimento e queda.
Uma vez que você atingiu um período de “boom”, deixe as ideias fluírem e não desista. Oficinas de redação ou mesmo conversas com outros escritores costumam gerar essas explosões criativas.
Eles fazem isso compartilhando exercícios de escrita projetados para aumentar a criatividade e fornecendo um espaço onde os escritores estão cercados por seus colegas.
Se você nunca participou de programas intensivos de redação, considere fazê-lo. Mesmo um curso de escrita criativa online pode oferecer técnicas de escrita valiosas em tudo, desde o desenvolvimento de personagens até narrativas de não ficção e escrita de poesia.
4- Dê prazos a si mesmo
Os prazos podem parecer assustadores, mas na verdade podem ser um incentivo valioso para começar a trabalhar e ativar seus impulsos criativos. Planeje ter pelo menos parte do seu artigo pronto no fim do dia.
Isso o forçará a encontrar inspiração em seu entorno e permitirá que você se sinta realizado.
Anthony Burrill, artista gráfico, diz que usa essa técnica para se motivar: “quando um prazo está se aproximando, isso concentra minha mente e fico muito focado em terminar tudo a tempo”.
4. Mantenha seu celular distante
Embora as redes sociais seja uma ótima maneira de mostrar seu trabalho, não é a melhor aliada ao nosso foco, causando distrações.
Evite manter seu celular próximo enquanto você está em um fluxo criativo ou praticando um brainstorming.
Dessa forma você impede que seu celular governe seu dia, evita a procrastinação e mantém a concentração. Desligar o telefone durante a maior parte do dia de trabalho pode te ajudar a ser mais criativo e perder menos tempo.
5. Gere muito mais ideias do que você acha que realmente precisa
As pessoas que são capazes de gerar muitas ideias (boas e não tão boas) são muito mais propensas a ter algumas ideias brilhantes escondidas na mistura do que aquelas que têm apenas algumas ideias para começar.
Reserve tempo para escrever livremente e tenha o máximo de ideias em torno de um problema, mesmo que pareçam bobas.
Como as pessoas criativas são geradoras de ideias prolíficas, lembre-se de que elas normalmente têm mais erros do que acertos. Como disse Thomas Edison, “Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”.