Como garantir segurança na nuvem?
A segurança na nuvem resulta de uma profunda compreensão sobre seu gerenciamento e sua infraestrutura, assim como o uso de medidas para evitar ações de cibercriminosos.
De fato, as empresas empregam a Cloud Computing (computação em nuvem) por suas vantagens, como a possibilidade de acessar um sistema ou serviço de qualquer lugar.
Dessa forma, o investimento em equipamentos diminui, já que os colaboradores podem trabalhar até mesmo de casa. Além disso, a cloud tem um grande potencial de escalabilidade.
No caso de um contact center, por exemplo, não haverá necessidade de investir em novos equipamentos durante uma expansão. Bastará apenas configurar a estrutura atual para acessar as ferramentas que precisam para desenvolver seu trabalho de atendimento.
De acordo com a consultoria Gartner, até o final de 2021, as empresas, em todo mundo, devem investir em torno de US$ 150,4 bilhões. Todo esse interesse é reflexo da busca por um modelo ágil e flexível de tecnologia.
Além do mais, as organizações também farão investimentos em suporte técnico, consultoria e serviços terceirizados, o que pode chegar a uma soma de US$ 72,5 bilhões.
Para você compreender como garantir a segurança na nuvem das informações do seu negócio, confira algumas dicas. Continue acompanhando a leitura e aproveite!
Entenda como a nuvem é segura
A Cloud Computing parece algo abstrato e inspira incertezas, tanto no momento de migrar os dados quanto no momento de acessá-los. Contudo, ao utilizar essa tecnologia uma organização se beneficia dos padrões de excelência criados pelas empresas que oferecem o serviço.
Quando uma empresa opta por uma infraestrutura em cloud computing conta com recursos e ferramentas de proteção contra ciberataques.
Como os sistemas e as informações estão na nuvem, sempre receberão atualizações para corrigir quaisquer vulnerabilidades que podem gerar portas de acesso a hackers.
Além disso, a nuvem também é mais estável, pois se adapta a demanda de usuários e pode comportar um número maior de acessos sem ficar fora do ar.
Garanta a segurança na nuvem
Algumas medidas podem ser empregadas para garantir a segurança na nuvem e sua empresa pode começar a empregar medidas eficientes para proteger seus sistemas contra cibercriminosos e manter o sigilo das informações. Para começar, você pode seguir as seguintes práticas.
1 — Mantenha os backups em dia
Os backups são importantes manter a segurança na nuvem, pois criam cópias eletrônicas dos dados, o que torna possível recuperá-los caso o arquivo original seja corrompido ou perdido. Essa medida, que faz parte do conjunto de políticas de segurança conhecido como “Disaster Recovery”, permite que as informações vitais se mantenham protegidas.
Por isso, sua empresa deve contratar serviços que ofereçam essa opção no pacote para evitar que haja a perda de todo o seu trabalho e garantir a integridade dos sistemas utilizados.
Assim, manter a rotina de backups é vital para assegurar a estabilidade e a segurança dos dados, além de poder recuperar o que for perdido em algum momento de falha ou ataque.
2 — Tenha cuidado com as senhas de acesso
Mesmo que a Cloud Computing já conte com a criptografia, o uso de senhas é fundamental para dificultar os ataques de cibercriminosos.
Além disso, você deve saber quem acessa seus sistemas e limitar o número de pessoas com permissão de acesso. Crie níveis diferentes de usuários, com permissões específicas para restringir a visibilidade de informações estratégicas e evitar vazamentos.
Em conjunto a essas medidas, crie uma PSI (Políticas de Segurança da Informação) para documentar todas as diretrizes que os colaboradores devem seguir e como devem agir em caso de ciberataques.
3 — Atualize seu antivírus sempre
Os cibercriminosos usam diversos meios para invadir sistemas e bancos de dados, como pendrives, dispositivos móveis, e-mails e programas pirateados. Esses recursos danosos trazem em si worms, Cavalos de Troia, Rootkits e Malwares que criam brechas para ataques.
A atualização do antivírus corrige bugs e erros no sistema e incrementa a base de dados sobre as ameaças virtuais criadas diariamente. Assim, configure e agende as atualizações para que o antivírus esteja sempre em dia.
4 — Use softwares originais
Você pode pensar que está economizando quando compra um software pirata, pois não imagina o quanto pode ser caro esse investimento. As aplicações que não são originais possuem recursos que servem para crackear licenças, o que causa vulnerabilidade em seus códigos.
Assim, mesmo que não estejam sendo vendidas com a intenção de invadir sistemas e sequestrar dados, esse tipo de software pirateado cria formas de vírus entrarem nas máquinas, contaminarem a rede e facilitarem o acesso aos hackers.
Faça uma gestão eficiente
Os negócios atuais precisam lidar com grande volume de dados, mas também precisam reduzir custos. Por isso, a segurança em nuvem é extremamente importante para que o armazenamento de dados não seja afetado e cause prejuízos a empresa e seus colaboradores.
Do mesmo modo, a tecnologia tem tomado, cada vez mais, o lugar dos servidores físicos, pois é utilizada em conjunto com soluções PaaS ("Platform as a Service", Plataforma como Serviço), BPaaS ("Business Process as a Service ", processos de negócios como serviço), IaaS ("Infrastructure as a Service", Infraestrutura como Serviço) e SaaS ("Software as a Service", software como serviço).
Os provedores desse tipo de serviço desenvolvem constantemente recursos novos que ajudam a evitar ameaças. Assim, podem ser incluídas melhorias, como linguagem de máquina para constatar qualquer anomalia.
A segurança na nuvem é resultado da gestão eficiente e sua empresa precisa buscar uma solução que analise o negócio e entenda quais os pontos de vulnerabilidade e as necessidades das suas operações.
Assim, para contemplar todos os aspectos e assegurar que seus dados ficarão seguros, considere que a infraestrutura de TI precisará ser revista e otimizada.
O Data Center precisará de acompanhamento para operar sem instabilidades e problemas de invasão ou sobrecargas.
Assim, repensar a cibersegurança e criar uma estratégia de segurança na nuvem é muito importante para assegurar os dados da empresa. Por isso, o que tornará a gestão da nuvem mais eficiente é contar com sua terceirização.
Terceirizar a gestão da segurança em nuvem
A opção mais lógica para manter a segurança na nuvem é terceirizar a gestão da segurança, pois a equipe de TI da sua empresa pode estar sobrecarregada com outros serviços. Outro cenário também é possível, como a inexistência de uma área de TI.
Assim, em qualquer uma das situações, a terceirização significa que sua empresa contará com especialistas em segurança que possuem know how e sabem como propor soluções eficazes contra ciberataques.
A terceirização da gestão, portanto, proporciona acesso a profissionais de alto nível a um custo muito menor do que você teria se os contratasse diretamente.
Além disso, você poderá concentrar seus investimentos em outros setores da empresa, como o atendimento, vendas ou marketing.
Este artigo foi escrito por Thais de Paula e publicado originalmente em Prensa.li.