Como manter suas finanças em ordem
Organizar suas finanças pode parecer uma tarefa desafiadora, mas é extremamente importante para o seu bem-estar financeiro a longo prazo. Ter uma vida financeira em ordem significa que você está controlando seus gastos, economizando dinheiro e planejando cuidadosamente suas finanças para o futuro.
Aqui estão algumas das principais razões pelas quais é importante ter uma vida financeira em ordem:
Você será capaz de alcançar seus objetivos financeiros
Ter uma vida financeira em ordem significa que você sabe exatamente quanto dinheiro tem e para onde está indo. Isso permite que você estabeleça objetivos financeiros realistas e os alcance com mais facilidade. Por exemplo, se você quer economizar dinheiro para a aposentadoria, um fundo de emergência ou uma grande compra, ter suas finanças sob controle o ajudará a atingir esses objetivos mais rapidamente.
Você terá menos stress financeiro
Estar no topo de suas finanças também significa que você terá menos stress financeiro. Se você sabe exatamente quanto dinheiro tem e está confiante de que pode controlar seus gastos, isso fará com que se sinta mais tranquilo e menos ansioso em relação às suas finanças. Ter menos stress financeiro também melhorará sua saúde geral, pois o estresse pode causar problemas de saúde física e mental.
Você será capaz de manter um bom histórico de crédito
Manter suas finanças em ordem também mantém seu histórico de crédito limpo e impecável. Se você sempre pagar suas contas em dia e não ficar inadimplente, isso refletirá positivamente em seu score de crédito. Ter um bom score de crédito é importante porque isso determina como as instituições financeiras irão olhá-lo quando solicitar empréstimos ou outras linhas de crédito no futuro. Portanto, manter um bom histórico de crédito beneficia não apenas sua vida atual, mas também o seu futuro financeiro.
Dicas para manter suas finanças em dia
Não importa o quanto você ganha, é importante manter suas finanças em dia. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso:
Separe seu dinheiro em contas separadas para diferentes finalidades. Isso significa ter uma conta para despesas gerais, uma conta para economizar e uma conta para investir. Desta forma, você sempre sabe onde está o seu dinheiro e pode facilmente controlar suas despesas.
Pague suas contas em dia. Evite atrasos de pagamento, que podem resultar em juros altos e taxas extras. Se você não puder pagar uma conta no momento do vencimento, entre em contato com o credor e explique a situação. Muitos deles estarão dispostos a negociar um plano de pagamento que seja mais viável para você.
Cuidado com as compras a crédito. O uso excessivo do cartão de crédito pode levar à dívida e, eventualmente, à inadimplência. Se você usar o cartão de crédito, certifique-se de que poderá pagar a fatura no final do mês e evite comprar coisas que não precisa apenas porque estão disponíveis a crédito.
Planeje suas compras. Antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se se realmente precisa daquilo e se pode esperar até ter dinheiro suficiente para comprá-lo à vista. É fácil impulsionar as compras quando se tem um cartão de crédito disponível, mas isso nem sempre é a melhor opção financeiramente falando.
Faça um orçamento mensal e tente segui-lo o mais próximo possível. Anote todas as suas receitas e despesas em um bloco de notas ou utilize um software financeiro online gratuito (há vários disponíveis). Isso irá permitir que você veja onde está gastando seu dinheiro e onde poderia economizar alguns trocados aqui e ali.
Como economizar dinheiro
É importante economizar dinheiro para o futuro, para imprevistos e para objetivos a longo prazo. Aqui estão algumas dicas para economizar dinheiro:
- Pague as dívidas: priorize as dívidas de juros altos e as dívidas que cobram taxas de penalização por atraso. Quanto mais rápido você pagar suas dívidas, menos dinheiro você terá que gastar com juros.
- Corte despesas supérfluas: analise sua lista de despesas e corte o que for supérfluo. Você pode economizar dinheiro ao reduzir ou eliminar despesas como lazer, compras e viagens.
- Aumente sua renda: uma maneira de economizar dinheiro é aumentando sua renda. Se você ganha mais dinheiro, terá mais margem para poupar. Você pode aumentar sua renda por meio de um aumento no salário, por meio de um segundo emprego ou através de investimentos rentáveis.
- Poupe automaticamente: uma maneira fácil de economizar dinheiro é configurar um pagamento automático para depositar uma certa quantia em seu fundo de poupança todos os meses. Desta forma, você não precisa se lembrar de transferir manualmente o dinheiro para sua conta de poupança e fica mais fácil resistir à tentação de gastá-lo antes que ele chegue lá.
Como investir seu dinheiro
Muitas pessoas não sabem como investir e acabam perdendo muito dinheiro ao longo da vida. É importante ter algumas noções básicas de investimentos para que você possa tomar as melhores decisões e obter os melhores resultados. Aqui estão algumas dicas para começar:
Poupe seu dinheiro: Antes de começar a investir, é importante que você tenha um bom montante de dinheiro guardado. Isso lhe dará um buffer para cobrir quaisquer perdas que possa sofrer ao longo do caminho. Além disso, quanto mais dinheiro você tiver poupado, menos será tentado a usar o dinheiro que está investindo para fins pessoais.
Invista em si mesmo: Outra boa maneira de começar a investir é em você mesmo. Isso significa gastar em educação e treinamento para si mesmo para que você esteja bem preparado para tomar as melhores decisões de investimentos. Além disso, invista em sua saúde física e mental, pois isso também pode afetar seus investimentos.
Escolha o tipo certo de investimentos: Existem muitos tipos diferentes de investimentos disponíveis, então é importante escolher aqueles que são certos para você. Se você não tem certeza sobre qual tipo de investimentos seria o melhor para você, consulte um profissional financeiro antes de tomar qualquer decisão.
Não invista mais do que pode perder: É importante lembrar que os investimentos podem render bons retornos, mas também há riscos envolvidos. Portanto, nunca invista mais do que pode perder e esteja sempre preparado para o pior cenário possível.
Aja agora: Por fim, lembre-se de que o tempo é o seu maior aliado quando se trata de investimento. Quanto mais cedo você começar, maiores serão os retornos a longo prazo. Comece agora mesmo a planejar sua estratégia de investimento e verá os resultados positivos a longo prazo.
Este artigo foi escrito por Aline Cristina dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.