Como melhorar a segurança de dados de seu negócio?
Conforme a internet e a tecnologia foram avançando, trazendo novidades e facilidades para a vida de todos ao redor do mundo, um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque é a segurança de dados e como ela impacta em um negócio.
Ninguém tem interesse em negociar com uma empresa que não protege ao máximo as informações digitais e dados que a ela são confiadas. Em outras palavras, as pessoas não querem se prejudicar, e a organização que não investe nisso fica para trás.
Com isso em mente, o texto de hoje irá ensinar como melhorar a segurança de dados do seu negócio, abordando todo esse conceito, as vantagens em se investir nesse tipo de prática, além de dicas de como otimizar ao máximo o processo de segurança de dados.
Desde uma empresa de gradil até mesmo uma grande logística, todas as empresas nos dias atuais precisam utilizar dados dos seus clientes e até mesmo de alguns leads para conseguir não só fazer cadastros, mas também para aplicar em suas estratégias.
Por exemplo, para conseguir definir a persona do seu negócio, é preciso consolidar e cruzar diversas informações para encontrar um ponto em comum e, a partir disso, verificar os padrões baseados nas compras e interesses dos usuários.
Em outras palavras, mesmo o conserto de ventiladores industriais, precisa utilizar dos dados em algum nível e não existe uma pessoa no mundo que queira ter seus dados vazados internet afora, principalmente por causa dos perigos que isso oferece.
Desde fazer compras com o cartão de crédito da pessoa até mesmo usar dados pessoais para fins criminosos, pesquisas que são realizadas sem o consentimento da pessoa, entre muitos outros exemplos.
Portanto, entende-se que aumentar a segurança de dados da sua empresa de distribuidores de correias transportadoras é aumentar a segurança do público e, consequentemente, a aceitação e relevância de sua marca.
Com isso em mente, os tópicos a seguir irão explorar melhor o conceito de segurança de dados, mostrando as vantagens que ele pode trazer para sua empresa assim como para os seus clientes, algo que é vital para um mundo onde a internet reina.
A importância da segurança de dados
Não importa se é uma empresa de isolamento térmico industrial ou uma fábrica de roupas, a internet é vital para qualquer tipo de negócio nos dias de hoje. Ela gera movimentação, interesse e aumenta a relevância e alcance de qualquer marca.
Qualquer informação colocada em sites é de responsabilidade da empresa, desde o cadastro feito na página até mesmo os dados do cartão utilizados para comprar um produto da marca. Isso sem mencionar os temidos malwares.
Malwares, de forma simples e direta, são programas que podem prejudicar tanto o computador em si quanto sequestrar dados e fazer determinadas funções de acordo de como foi criado, podendo ser muito prejudicial até mesmo para empresas de manutenção de grupo gerador.
Portanto, a marca não precisa tomar cuidado apenas com a sua navegação na internet, mas também nos programas que são instalados em seus computadores, precisando de uma manutenção sempre que possível para evitar esse tipo de situação.
Sendo assim, podemos destacar como exemplos de ações preventivas da sua empresa:
-Adotar sistemas de detecção de intrusão;
-Manutenção semanais ou quinzenais;
-Realizar análises de vulnerabilidade constantemente;
-Conscientizar funcionários sobre a importância da segurança de dados.
Mesmo uma fábrica de ventiladores industriais precisa entender como isso é importante para o seu negócio. Quanto mais difundido for esse conceito dentro da empresa, melhor ela conseguirá lidar com possíveis percalços no caminho.
Quando a empresa é apenas reativa, ou seja, ela espera que o problema aconteça para reagir, ela tem muito a perder. Isso afeta tanto as questões financeiras quanto de credibilidade e fidelidade.
Em outras palavras, após o acontecimento, as consequências dessa decisão podem se expandir de diversas formas, fazendo com que até algumas delas sejam quase irreversíveis, coisa que uma fábrica de equipamentos de proteção individual dificilmente iria querer.
Sem mencionar a necessidade constante de contratação e treinamento dos colaboradores da empresa, que serão responsáveis por auxiliar e gerenciar a manutenção e segurança de dados, garantindo que os clientes e aqueles que se envolvem com a marca estejam seguros.
Melhorando a segurança
Agora que já ficou muito mais claro como a segurança de dados de sua empresa é vital para que o seu negócio se expanda e continue aplicando suas estratégias de marketing, vendas e todas as outras, chegou o momento de aproveitar as dicas que oferecemos.
Sendo assim, os tópicos a seguir reuniram uma série de informações que podem ser o diferencial para que seu negócio de distribuidor de conexões galvanizadas se mantenha competitivo e forneça aquilo que o cliente precisa. Confira.
01 - Limite o acesso
Uma coisa simples e que pode ser muito útil para diminuir o número de pessoas com acesso a todas as informações e aumentar a segurança de dados do seu negócio é limitar o acesso de maneira hierárquica, ou seja, só tem acesso a determinadas informações dependendo do cargo do colaborador.
Querendo ou não, ainda são pessoas que cuidam da segurança de dados, e por mais automatizada que ela seja, ainda é possível acontecer erros que podem prejudicar a totalidade do processo ou até mesmo pessoas de má fé.
Sendo assim, sabemos que independentemente do cargo existem bons e péssimos profissionais, assim como pessoas, mas quando se limita por hierarquia, não apenas se torna mais fácil saber quem errou como diminui o número de pessoas com acesso a informações indevidas.
Esse tipo de prática é facilmente feita e pode ajudar de maneira quase que incalculável uma empresa já que não é exatamente possível medir o número de pessoas que poderiam tentar prejudicar a marca ou simplesmente poderiam errar em algum processo.
02 - Faça backups
Os backups tem como principal objetivo ser uma garantia de armazenamento de informações que não podem ser perdidas, sendo grandes salva-vidas dependendo da situação em que a empresa se encontra.
Mas não apenas isso, eles também podem ser considerados grandes auxiliares quando o assunto é uma maior segurança digital.
Não importa o quão grande seja o investimento da empresa na área, sempre é possível com que dados se percam, e o backup é uma excelente forma de, mesmo se for necessário apagá-los, ter um armazenamento adicional.
É necessário então que a empresa tenha uma política de periodicidade em fazer backups, dando para os seus clientes uma maior segurança nos dados e garantindo que ela tenha sempre um plano B para utilizar caso o pior aconteça.
03 - Sempre realize uma análise de riscos
O simples fato de estar conectada à internet já coloca uma empresa em risco e, como foi dito algumas vezes ao longo do texto, ela é necessária para fazer com que a marca cresça e se expanda cada vez mais, atingindo novos horizontes sempre que possível.
Para isso, é preciso ter uma equipe focada em sempre analisar os riscos de determinadas estratégias ou da aquisição de um software novo ou simplesmente verificar o quanto a marca está exposta da maneira em que se encontra atualmente.
Lembrando que essa análise também se estende para identificar possíveis falhas físicas, como interrupções de energia que podem também afetar na segurança de dados, podendo corrompê-los dependendo do nível da descarga e de qual processo eles estavam sendo utilizados.
Sendo assim, tenha em mente que essa análise de riscos tem como principal objetivo detectar as possíveis falhas nos sistemas de segurança da empresa, podendo aprimorá-los e modificá-los para serem mais efetivos se for o caso.
04 - Treinamento é a chave
Nem só de tecnologia vive o ser humano. Muitas vezes, o problema é que as pessoas que trabalham dentro da empresa não estão devidamente treinadas para lidar com informações sensíveis e, por isso, fica mais fácil cometer erros.
Sendo assim, é preciso que a sua empresa contrate profissionais que já tenham em mente esse tipo de situação, no caso de novos colaboradores, e para aqueles que já estão trabalhando lá, fornecer um treinamento eficaz que lide com esse tipo de situação.
É uma coisa simples, mas que muitas empresas falham em investir e que pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de assegurar as informações de seus clientes.
Lembre-se que é importante que seus colaboradores saibam não só as medidas básicas para a proteção, mas também entendam parte da estratégia da empresa e como isso impacta nela, aprendendo até mesmo sobre possíveis situações que possam ocorrer.
Isso aumenta a experiência do colaborador e o deixa mais apto para possíveis eventos que possam ocorrer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Este artigo foi escrito por Lucas Avila e publicado originalmente em Prensa.li.