As criptomoedas estão presentes em nosso cotidiano há anos, mas e quando o brasileiro tiver uma moeda digital para chamar de sua? Eis uma das propostas do Real Digital, o dinheiro verde-amarelo virtual que será emitido pelo Banco Central, com a promessa de vantagens no dia a dia.
Outra questão em vista é o fim da utilização da moeda e do dinheiro físicos. O Real Digital, que deve sair do papel - literalmente - até 2024, é uma CBDC (Central Bank Digital Currency): será de responsabilidade direta do Banco Central, em novas contas que serão desenvolvidas.
A versão digital do dinheiro nacional deve alterar a responsabilidade sobre o dinheiro, saindo dos bancos para os cuidados do Banco Central, em novas contas que serão desenvolvidas.
Além disso, o Real Digital poderá também ser convertido em depósito bancário convencional ou em reais físicos, se assim o consumidor preferir.
Quais são os potenciais de uma nova era do dinheiro brasileiro? E os desafios tanto para o consumidor quanto para as instituições financeiras? As respostas estão neste painel online com especialistas em Finance e profissionais renomados na área.
Este artigo foi escrito por Bruno Loiola e publicado originalmente em Prensa.li.