(Scott Graham via Unsplash)
A pandemia do coronavírus estimulou inúmeras mudanças drásticas no mundo inteiro e, com isso, autoridades globais têm trabalhado para atender a demandas sem precedentes não apenas do setor de saúde, mas da sociedade como um todo.
A escassez de EPI, recursos de teste insuficientes e o aumento de indivíduos solicitando benefícios de desemprego foram algumas das diversas necessidades que surgiram e precisaram ser supridas rapidamente pelos governos.
De acordo com a UN International Labour Organization & Health Organization, mais de 400 milhões de trabalhadores em todo o mundo perderam seus empregos no segundo semestre de 2020.
Em meio à crise, cada país precisou intensificar o desenvolvimento de soluções digitais para poder se adaptar ao novo cenário.
Setores como o da saúde, educação e bancário estão passando por uma grande transformação, principalmente digital. No Brasil, essas mudanças podem ser vistas especialmente com a implementação do método Open - Finance e Health, por exemplo.
Podemos citar algumas dessas soluções que foram impulsionadas ou aprimoradas durante esse período pandêmico, e que mais têm causado impacto na sociedade brasileira.
Entre elas estão o Pix e Open Banking no setor financeiro; a adoção em massa de tecnologias, principalmente da educação, com aulas online, e na saúde, com diagnóstico de Covid-19 e consultas sendo realizadas virtualmente, em sites e aplicativos.
A transformação digital do setor público
Ao aproveitar as APIs de uma plataforma de integração, o setor público pode atender às demandas atuais e planejar as necessidades futuras dos cidadãos de forma muito mais rápida.
A automação de processos a partir de APIs simplifica a prestação de serviços ao cidadão, permitindo uma compreensão de forma abrangente das necessidades individuais de cada um, garantindo que estejam recebendo o que precisam.
E, não apenas atender às necessidades imediatas de curto prazo, mas planejar uma experiência mais abrangente que seja capaz de gerenciar as demandas mutáveis à longo prazo.
Ainda que um grande número de iniciativas digitais já estivessem em andamento antes do Covid-19, a velocidade com que as soluções foram colocadas em prática foi impressionante - diminuindo anos de desenvolvimento em meses, ou até mesmo semanas.
As mudanças necessárias precisavam ser aplicadas com urgência. Canais de atendimento ultrapassados se tornaram canais digitais, ambientes de trabalho ficaram mais fluidos e a comunicação se tornou omnichannel.
A transformação digital é algo que está no topo da lista de prioridades de TI dos setores públicos. A integração é uma parte crucial desse processo, pois as soluções digitais requerem dados de múltiplos sistemas de back-end.
Mas, por que é tão difícil alcançar isso?
Os sistemas legados apresentam um verdadeiro desafio para a modernização. Migrar para soluções na nuvem, por exemplo, requer dados em tempo real que estão “presos” a uma infraestrutura ultrapassada.
Plataformas como Citizen 360 da MuleSoft ajudam os governos a se modernizar e criar inovações digitais para atender e superar as expectativas dos cidadãos a partir de APIs.
Veja onde as soluções têm sido aplicadas no serviço público de alguns países:
Departamento de agricultura dos Estados Unidos (USDA): modernização dos setores de Finanças e Recursos Humanos, tendo como principais resultados APIs alavancadas em 29 agências e tempo de construção de interfaces reduzido em 40%;
Estado do Colorado: elegibilidade de benefícios em tempo real, com gerenciamento de diversos aplicativos de programas estaduais;
Departamento de atendimento infantil do Indiana: gerenciamento de resposta a emergência, com soluções de gerenciamento de EPI em todo o estado se destacaram em horas;
Serviço Nacional de Saúde (NHS - Reino Unido): automatização de serviços sociais, onde foram removidas 40% das etapas manuais no processo de alocação de órgãos;
Nova Gales do Sul (NSW - Austrália): auto-atendimento de cidadãos com "One Stop Shop" para mais de 800 serviços em 40 agências diferentes.
As APIs são essenciais para impulsionar a automação e ajudar o setor público a reduzir o número de processos manuais, e potencializar a modernização do fluxo de serviços. Com isso, os governos podem não somente atender às necessidades dos cidadãos, mas também excedê-las.
Para saber mais sobre como o setor público tem lidado com os desafios da transformação digital na Era do Covid-19, assista ao webinar apresentado por Kevin Flanagan, Global GTM Lead do Setor Público da MuleSoft, e Shad Imam, Diretor de Solution Engineering do Setor Público da MuleSoft.