Como os meios tech estão impulsionando o mercado de games?
A nova face da indústria dos games
O consumo deste ramo do entretenimento sempre foi bastante chamativo, porém, seu uso cresceu de modo exponencial em 2020. Com a chegada da pandemia da Covid-19 foi necessário o isolamento social de boa parte da população,e por isso, algumas pessoas encontraram refúgio nos games como a única maneira de se divertir e interagir com o exterior.
De acordo com o blog Insper, de modo diferente aos outros setores do mercado, o comércio dos jogos experimentou um pico muito alto, chegando na marca de 178 bilhões de dólares durante o período pandêmico.
Os números das pesquisas nesta ramificação do mercado não param de crescer e especialistas do ramo fazem apostas quanto ao futuro promissor da indústria de games. A Newzoo, especialista em análises e pesquisas de jogos, estimou que esse mercado poderá ultrapassar 200 bilhões de dólares até o final do ano de 2023, sendo um total estimado de 7,2%.
Tamanho crescimento foi proporcionado graças a tecnologia. Os meios techs transformaram os jogos, a fim de melhorar o desempenho e desenvolvimento do jogo durante o seu uso, trazendo uma melhor experiência para os jogadores.
A título de exemplo, as APIs. API é um termo do inglês Application Programming Interface, que traduzindo significa Interface de Programação de Aplicativos.
Conforme o blog 2 AM Gaming, website com assuntos voltados para tecnologia, a API é um conjunto de ferramentas utilizadas para construir os aplicativos que utilizamos e também para fazer a comunicação entre suas partes e diferentes componentes.
No caso dos jogos, as chamadas APIs Gráficas auxiliam na parte de imagem e processamento gráfico 3D, sendo responsável por fazer a interação entre os jogos, drivers e a placa de vídeo. Ou seja, é por causa das APIs Gráficas que alguns jogos podem ter imagens digitais como resultado de modelos tridimensionais através de softwares especiais, tornando o gráfico do jogo mais realista.
(Imagem: Controle Net)
Outro produto da tecnologia que alavancou o mundo dos games foi o SSD (Solid State Drive), ou traduzido para o português Unidade de Estado Sólido. Este mecanismo possibilita mais velocidade e rendimento para o armazenamento, atestando a diminuição do surgimento de alguns empecilhos ou travamentos durante a construção do panorama de um jogo ou carregamento das telas do game.
Um jogo que antes demorava muito tempo para carregar agora pode carregar todo o seu sistema operacional em questão de segundos, graças a estas unidades de armazenamento.
(Imagem: Jornal dos jogos)
Essas e outras tecnologias estão transformando o perfil da indústria de games e seus produtos, tornando-os mais modernos perante as inovações tecnológicas que estão acontecendo na esfera global. Deste modo, o mercado dos jogos se torna mais atrativo, criativo e, principalmente, lucrativo, o que chama a atenção de empresas que pretendem expandir seus negócios.
“Fique de olho nas novidades. O desenvolvimento de novas tecnologias nos próximos anos só tende a aumentar. Tudo para oferecer o que há de melhor para seus consumidores, antes de tudo, jogadores”, aconselha Alexandre Jannoni, colunista do CanalTech, sobre a tecnologia no setor dos jogos e entretenimento."
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.