Ilustração por Astigmatic via Freepik
O Dia do Consumidor tem sido importante para o varejo brasileiro, sendo a primeira grande data do ano no calendário de e-commerce. Outras datas fazem parte dessa lista, como a Páscoa, Dia das Mães e dos Pais e a Black Friday.
Comemorada no dia 15 de março, a data hoje é usada para conquistar clientes com descontos e vantagens exclusivas. No entento, em 1962, ela ficou marcada pelo discurso do então presidente norte-americano John Kennedy sobre diretos do consumidor.
No Brasil, o dia só passou a ter mais relevância com o Código de Defesa do Consumidor, sancionado no fim dos anos 90, o qual estabeleceu normas de proteção ao consumidor, e é um marco na legislação brasileira.
Atualmente, a comemoração segue a tendência da Black Friday e se estende por mais tempo durante a semana, não se limitando a apenas um dia e, com isso, aumentando as vendas ano após ano.
Números do Dia do Consumidor 2021
Em 2021, os acessos nas lojas virtuais começaram a crescer logo no início do mês de março, o que gerou R$6,3 bilhões de faturamento entre os dias 02 e 15 para os e-commercers. O valor representa um aumento de 85% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os resultados foram obtidos a partir de uma pesquisa da AlliN & Social Miner em parceria com a Opinion Box, Compre & Confie | Neotrust, Clearsale e Aftersale.
Ainda de acordo com a pesquisa, durante a data, os seguimentos de Moda e Eletrônicos lideraram as compras, representando 21% e 18%, respectivamente. Beleza, Farmácia e Saúde também ganharam interesse do público, representando 20% das compras somadas juntas.
A data também é uma ótima oportunidade para que as marcas obtenham mais registros de possíveis clientes em suas plataformas. Posteriormente, as lojas podem ainda usar estratégias de marketing digital para engajar os leads que não compraram, levando-os a uma nova jornada de compra com ofertas sazonais.
Para a Semana do Consumidor de 2022, o comércio promete promoções e descontos de até 70% entre os dias 14 e 20 de março.
Usando APIs para obter bons resultados
Um grande evento como o Dia do Consumidor exige uma boa infraestrutura de TI para comportar a alta demanda de pedidos. A plataforma de e-commerce precisa estar bem estruturada para evitar transtornos como problemas de venda, e dar uma boa experiência ao cliente.
O uso de APIs tem sido cada vez mais frequente dentro de e-commerce, agindo como uma solução prática de integração entre sistemas. Isso faz com que o API Management seja algo primordial para as empresas.
O API Management, ou gerenciamento de API, nada mais é do que processo de distribuição, controle e análise de APIs que conectam aplicações e dados por toda a empresa e na nuvem.
As estratégias de gerenciamento são fundamentais para que as empresas possam responder às mudanças rápidas nas demandas de clientes de forma eficiente e satisfatória. E, com a tecnologia certa, fazer tudo isso evitando problemas em potencial.
A complexidade das APIs, que estão em constante mudança, pode dificultar o desenvolvimento das empresas. Plataformas como a Amplify API Management, da Axway, transforma essa complexidade em algo mais simples.
A plataforma permite a criação e testagem de APIs com mais rapidez e eficiência. Usando um desenvolvedor ponta-a-ponta, a Amplify aproveita um catálogo unificado para impulsionar a colaboração e evitar a duplicação.
Com a Amplify API Management, as empresas podem:
Criar e testar APIs com mais rapidez e eficácia, usando um único portal de desenvolvedor de ponta a ponta enquanto aproveitam de um catálogo unificado para impulsionar a colaboração e evitar a duplicação;
Controlar as crescentes complexidades da disseminação de APIs em ambientes, fornecedores e equipes, aproveitando padrões modernos em torno de microsserviços e arquiteturas orientadas a eventos;
Proteger todas as APIs e endpoints em ambientes e fornecedores usando um plano de controle central. A automação de ponta a ponta com tecnologia de IA dimensiona a segurança em todo o processo de desenvolvimento, ajudando a equipe de TI a encontrar e corrigir vulnerabilidades;
Analisar dados detalhados em tempo real para todo o seu uso de API em fornecedores e ambientes em um local central para resultados melhores de negócios.
Com uma infraestrutura baseada em uma plataforma de gerenciamento de API, é possível dar aos clientes uma boa experiência de compra, mesmo que seja durante um período de tráfego intenso como no Dia do Consumidor.