Um painel cheio de profissionais de alto nível para conversar sobre o maior bicho papão dos últimos tempos: Ransomware.
Felipe Prado, Consultor Master de Segurança da Informação da Kyndryl puxa a conversa com Armando Lima Amaral, Cyber Cloud da Deloitte e Fernando dos Santos, Head of Enterprise Sales Latam da Kaspersky.
Fernando começa apontando para o fato de que o malware não é o foco dos problemas. O Ransomware é uma ferramenta final: o ponto inicial é o desejo de explorar uma vulnerabilidade já existente. Não adianta termos ferramentas arrojadas se a ferramenta é deixada desligada, se a vulnerabilidade às vezes é humana.
Armando completa dizendo que os ataques passaram de hackers solitários querendo se divertir com caos alheio para uma estrutura de crime organizado, roubos de dados e prejuízos milionários. O mundo aprendeu, com o WannaCry, que temos como sofrer ataques laterais generalizados. De lá pra cá, testemunhamos uma grande evolução.
O trio passa então a discutir elementos organizacionais e culturais dos grupos de Ransomware. Como o novo cenário de segurança mundial precisa se comportar, agora que as ameaças miram em empresas, de maneira sistemática e organizada. Hoje temos coisas como Ransomware as a Service, com direito a serviços de cliente! Monitorados no Brasil, já temos 17 grupos!
Conversam ainda sobre o lado empreendedor: como funciona a gerência de times de proteção? Qual a importância de ter um red team e um blue team na sua organização?
Isso e muito mais numa palestra imperdível. Confira na íntegra no vídeo acima.
Este artigo foi escrito por Fernando dos Santos e publicado originalmente em Prensa.li.