Como se sentir mais segura nas corridas por aplicativo
No dia 10 de maio, Bruna, 32 anos, saiu do trabalho na Zona Sul de São Paulo com destino a Pinheiros em um carro da 99. Depois de alguns minutos da corrida iniciada, o motorista fechou as janelas e começou a mexer nas saídas de ar, o que seria considerado até normal se não fossem pelas sensações estranhas que ela sentiu depois.
Desde então já surgiram diversas histórias parecidas que viralizaram nas redes sociais como o “golpe do cheiro”: as mulheres solicitam corridas por aplicativos, inalam um cheiro forte no carro e começam a ficar zonzas e com a visão turva. Por sorte até o momento, todas elas conseguiram descer e pedir ajuda a tempo!
Além desses golpes que aconteceram recentemente, muitos outros já foram denunciados por mulheres, entre eles os principais são: assédio sexual, agressões físicas, tentativa de estupro, sequestro e assalto.
Em outubro de 2021 o Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva com apoio da Uber, divulgaram uma pesquisa onde apontam que 80% das mulheres entrevistadas combinam de fazer o trajeto de transporte público, aplicativos ou táxi acompanhadas de alguém conhecido, o principal motivo é o medo.
Ser mulher é viver constantemente com receio e insegurança. Tínhamos medo de andar na rua sozinhas, de pegar transporte público à noite, e agora, temos medo dos motoristas de aplicativo também.
Para que a gente possa se sentir um pouco mais confiante durante as corridas, separei alguns recursos dos apps Uber e 99 que talvez você ainda não conheça.
No Uber
Primeiro acesse o seu perfil no app da Uber e clique em “Checagem de segurança”, nessa tela você pode adicionar 3 soluções:
Incluir contatos de confiança, para quem o app vai ligar caso não consiga falar com você.
Checagem de rota, que ativa um suporte automático toda vez que a corrida é encerrada antes do tempo ou tem uma mudança longa no percurso.
Habilitar um código PIN para confirmação antes do início da corrida.
Depois de iniciar a viagem, existem outros dispositivos que podem te ajudar durante o percurso. É só clicar no ícone “Segurança” do menu da corrida e você vai encontrar soluções como:
Compartilhar a viagem: dê preferência a algum contato que esteja online e possa acompanhar em tempo real.
U-Help: é a função de ligar diretamente para a polícia. Ela manda um alerta para a viatura que estiver mais próxima do carro através da sua localização atual enviada pelo app, assim não é necessário você dar nenhuma informação em voz alta no telefone.
U-Áudio: grava toda a conversa que acontecer durante a corrida, muito importante para o caso de você se sentir desconfortável ou assediada. Essa gravação pode ser enviada para a Uber como relato de segurança.
Na 99
No seu cadastro 99 você tem a opção de adicionar até cinco contatos de emergência, é indicado que você dê preferência para amigos próximos e familiares. É só clicar em “Central de Segurança” na aba esquerda do app.
Depois que a corrida for iniciada, é possível acionar a polícia em caso de risco, e os dados da sua corrida serão compartilhados com a polícia clicando no botão “Recursos de Segurança”.
Nessa aba você também pode compartilhar a rota com um dos seus contatos que vai acompanhar sua localização em tempo real.
Os motoristas dos aplicativos não recebem nenhuma notificação quando você ativar essas funções.
Além de todas as dicas acima, preste atenção aos sinais! É muito importante verificar a nota, avaliações, nome, foto do motorista e placa do carro.
Durante o trajeto preste atenção a qualquer mudança de comportamento do condutor, se ele está seguindo GPS e também evite aceitar qualquer item oferecido como balas, água, perfumes, etc.
Saiba que você pode encerrar a corrida a qualquer momento se não se sentir segura, mas procure por um lugar movimentado onde possa pedir ajuda. Ao passar por qualquer situação perigosa ou de constrangimento o mais indicado é abrir uma reclamação no aplicativo e um boletim de ocorrência.
Este artigo foi escrito por Stefani Selum e publicado originalmente em Prensa.li.