Como trabalhar com listas no Python – parte 2
No artigo anterior, começamos a aprender como trabalhar com listas no Python. Caso não tenha caído de paraquedas aqui e não tenha lido o texto anterior, você pode encontrá-lo aqui. Não esqueça também de conferir os demais textos sobre essa popular linguagem de programação publicados aqui nos últimos meses.
Acredito que há bastante material útil, principalmente para quem está começando a programar em Python. Também apresentei uma IDE gratuita para criar aplicativos Android. Se você se interessou, dê uma olhada neste artigo.
Vamos lá.
Adicionando itens em uma lista
A inserção de itens ou elementos em uma lista no Python pode ser feita através de dois métodos. Uma é através do append() e outra, pelo insert(). O primeiro adiciona o item ao final da lista, o outro acrescenta na posição informada como parâmetro. Vejamos a seguinte lista:
linguagens_de_programacao = [“Java”, “Visual Basic”, “PHP”]
Para acrescentar um novo elemento ao final dela devemos usar append():
linguagens_de_programacao.append(“Python”)
print(linguagens_de_programacao)
Usando o método insert() devemos informar em qual posição queremos acrescentar o elemento, ou seja, qual o seu índice:
linguagens_de_programacao.insert(1, “Pascal”)
print(linguagens_de_programacao)
Removendo itens de uma lista
O Python fornece três métodos disponíveis para remover itens de uma lista. O primeiro é pop(), que remove o último elemento desta, como é possível ver na linha abaixo:
linguagens_de_programacao.pop()
Já o método del permite a exclusão de um item de qualquer lista baseado no índice do elemento. Ele deve ser usado como no exemplo abaixo:
del linguagens_de_programacao[1] # Deleta o segundo item da lista.
Por sua vez, o método remove() permite remover um elemento baseado no seu conteúdo. Para remover o item “Java”, por exemplo, basta escrever o seguinte código:
linguagens_de_programacao.remove(“Java”)
Mudando o valor de um item
Alterar o valor de determinado item em uma lista é simples. Só é necessário passar o novo valor informando o nome da lista e o índice que deseja alterar, desse modo:
linguagens_de_programacao[1] = “JavaScript”
Verificando se um item ou elemento existe
Para remover um item de qualquer lista criada com o Python, por exemplo, uma boa ideia é verificar se este existe e evitar erros no código. Para isso, usa-se o operador de associação “in”:
paises = [“Brasil”, “Argentina”, “Uruguai”, “Estados Unidos”]
print(“Brasil” in países) # Imprime True
Outro uso útil desse método poderia ser para evitar acrescentar elementos duplicados na lista. Por exemplo:
If (“Brasil” not in países):
países.append(“Brasil”)
print(países)
Obtendo o tamanho de uma lista
Para obter o tamanho de uma lista usamos o método len(). Ele recebe o nome da lista como parâmetro e retorna a quantidade de elementos da mesma. Veja o exemplo:
animais = [“cachorro”, “gato”, “papagaio”, “coelho”]
tamanho_lista = len(animais)
print(tamanho_lista) # O resultado é 4
Percorrendo os elementos de uma lista
O Python possui a palavra reservada “for”, que permite percorrer todos os elementos de uma lista um a um. Ou seja, ele permite fazer um loop do primeiro ao último item. Seu uso é muito simples como podemos conferir no código de exemplo a seguir:
pessoas = [“Pedro”, “André”, “Lucas”,”João”, “Max”]
for pessoa in pessoas:
print(pessoa)
O código acima percorre todos os itens da lista e exibe-os. Não vamos entrar em detalhes sobre loops agora, o assunto merece um artigo apenas para esse propósito.
Estendendo listas
O Python permite que duas ou mais listas sejam unidas (ou estendidas). Isso é feito através do método extend(). Observe o exemplo:
lista1 = [“azul”, “amarelo”, “verdade”]
lista2 = [“branco”, “rosa”, “roxo”]
lista1.extend(lista2)
print(lista1)
O código acima é muito simples. Primeiro, criamos duas listas, cada um com seus próprios elementos, chamadas de lista1 e lista2 (são nomes de cores, obviamente). Depois, acrescentamentos todo o conteúdo da lista2 à lista1 e imprimimos na tela.
Bom, chegamos ao fim de mais um artigo sobre Python. Espero que este conteúdo tenha sido uma leitura proveitosa e útil. Nos próximos, vamos aprender a trabalhar com outros tipos de dados enumerados como sets e tuplas.
Até a próxima e me siga aqui na Prensa para ficar atualizado quando novos artigos forem publicados.
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.