Como usar APIs e orquestração de processos para evoluir seu negócio
Encontrar soluções para demandas complexas não precisa ser um processo árduo. Muitas vezes, é possível descomplicar o cotidiano de colaboradores com o emprego de ferramentas adequadas, que otimizem os processos internos e externos.
Um exemplo disso é o caso da B3, empresa que lida com a Bolsa de Valores e tinha como desafio a aceleração do compartilhamento de dados de negócio no fim de cada day-trade.
Neste caso, o grande volume de dados diários era um desafio enfrentado por colaboradores, e a organização visava reduzir o tempo de resposta a demandas aumentando a capacidade de processamento destes dados.
Após identificar esta necessidade e adotar ferramentas adequadas, a empresa pôde, por meio da automação e orquestração de processos, obter mais tolerância a falhas e mais eficiência na transferência interna de arquivos. Assim, a B3 conseguiu acelerar suas entregas e otimizar a transmissão de informações entre colaboradores e, atualmente, é capaz de processar 200.000 transferências e 80GB de artigos diariamente.
A automação e a orquestração de processos são estratégias que podem melhorar a performance de empresas e eliminar ineficiência, permitindo que equipes usem seu tempo para focar em atividades de alto impacto, mais significativas para a visão de futuro da empresa.
Orquestração x Automação
A palavra orquestração, de modo geral, tem o significado de compor diferentes partes de uma peça de música para que seja executada por uma orquestra. Neste contexto, as ações a serem executadas dependem de um orquestrador, que é quem informa aos executores o que deve ser feito.
Quando trazemos o termo para o universo digital, estamos falando do gerenciamento e coordenação automatizada de múltiplos serviços e sistemas. Esta coordenação de ações simplifica o fluxo de trabalho de colaboradores e pode auxiliar empresas e times a melhor estruturar suas comunicações, reduzir retrabalho e ampliar o potencial de escalabilidade dos serviços oferecidos.
Automatizar e orquestrar processos é possível com o uso de APIs adequadas. Assim, otimizar a relação entre diferentes áreas de negócio, parceiros, clientes, processos e sistemas se torna possível.
Entretanto, quando falamos em automação, é necessário lembrar que o termo se refere a processos individuais. Já a orquestração é um processo mais complexo, que envolve múltiplas ações e etapas.
Além de impactar positivamente na performance do negócio a curto e longo prazo, trazendo ganho operacional, garantia de fluidez entre etapas e melhor atendimento às eventuais necessidades que surgirem, o estabelecimento dessas estratégias pode não só abrandar o valor financeiro a ser investido mas, também, o tempo que colaboradores investem em questões não relacionadas ao core da empresa.
Leia também:
API como Produto: uma oportunidade para as empresas
Inovações tecnológicas, regulamentação e segurança de dados
APIs como aliadas no planejamento estratégico para a Black Friday
Como a orquestração de processos pode ajudar empresas
Atualmente, o foco do mercado é, além de atender a necessidades operacionais internas, identificar necessidades de consumidores e transformá-las em soluções adequadas. A aplicação da orquestração de processos, neste contexto, se torna um grande diferencial competitivo no que diz respeito ao relacionamento com clientes e o atendimento às suas solicitações.
Um exemplo disso é a Santher, empresa que implementou a orquestração de processos visando obter mais controle sobre os dados de diferentes sistemas em sua cadeia de produção, além de realizar o monitoramento de problemas para evitar impactos negativos em operações.
No caso da Santher, a integração de sistemas independentes por meio da plataforma Amplify, da Axway, possibilitou mais agilidade nas operações, por conta da facilidade de acesso a dados, e maior eficiência na remediação de falhas operacionais.
Ao usar a orquestração e as APIs na oferta de serviços por meio de um sistema unificado, empresas podem realizar a integração entre diferentes setores, acelerando o processo de resposta a demandas internas e externas, garantindo maior eficiência nas ações realizadas e mantendo registros seguros de todas as etapas.
A facilitação do acesso a dados também é um grande benefício proveniente da automação e orquestração de processos, visto que possibilita maior personalização dos serviços por parte de empresas e descomplica o fluxo de trabalho dos colaboradores. Lembra do caso da B3, mencionado no começo deste artigo?
A automatização, integração e orquestração de tarefas de maneira abrangente possibilita para empresas um melhor uso de seus recursos e do tempo de seus colaboradores, além de ser um processo que pode beneficiar todas as áreas de um negócio. Por isso, é importante estudar as necessidades individuais de cada empresa antes de estabelecer estratégias de automação.
Com uma visão completa dos processos, é possível definir objetivos claros e firmar parcerias e soluções que atendam às demandas do negócio e do mercado em cada momento para, a partir disso, aumentar resultados e atingir metas a curto e longo prazo.
Participe da transformação digital do mercado! Conheça mais cases de sucesso e aproveite o potencial das APIs com o API Connect Conference.
Leia também:
Como usar a integração de APIs para otimizar soluções?
O crescimento do mercado de APIs está só começando - saiba por quê
Axway e Sem Parar: tecnologia de integração torna infraestrutura de TI mais eficiente