Como utilizar inovações digitais para o crescimento de uma empresa?
Uma corporação sempre busca meios de inovar suas lacunas empresariais, não é mesmo? E não há maneira mais promissora do que investir em um ambiente por meio de mecanismos tecnológicos e digitais que possam alavancar a empresa no mercado de trabalho.
Veja só o que o blog It Fórum abordou sobre o assunto:
“Empresas que reconhecidamente investem em suas marcas e na construção de vantagens competitivas, por meio de inovação e aplicação competente de tecnologia em seus negócios, naturalmente receberão melhores avaliações do mercado, obtendo maior valorização.”
Contudo, apesar de uma estratégia digital forte ser fundamental, é necessário que haja dentro da companhia uma cultura favorável à sua efetivação. Ou seja, para obter essa evolução, a organização deve estabelecer uma cultura organizacional certa para este serviço.
De acordo com o blog Gupy, cultura organizacional é um conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que influenciam o clima de uma empresa. Esse tipo de cultura é valoroso para as empresas, pois possui o papel de guiar e alinhar as atividades dos membros no trabalho.
A cultura organizacional é a base que sustenta uma propícia corporação, e para introduzir os meios techs no ambiente corporativo, a cultura organizacional é a primeira a ser modificada.
Porém, é possível encontrar uma deficiência na base da cultura organizacional quando falamos sobre inovação digital.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company apontou que a causa do surgimento de uma barreira que impede uma empresa de crescer com a ajuda da tecnologia é a ausência de uma cultura forte e comum. A pesquisa mostrou que boa parte das empresas não possuem uma base disposta a experimentação e a correr risco, diminuindo o investimento em oportunidades estratégicas.
Quando uma empresa procura se preparar para um futuro digital dentro de suas colunas empresariais, significa que ela deve estar pronta para evoluir suas habilidades digitais nas quais todas as partes estejam em simultaneidade e ordenadas com um conjunto de objetivos organizacionais.
Pensando nisso, abaixo serão listadas algumas dicas que podem auxiliar a modificar a cultura organizacional a fim de inserir inovações digitais para o crescimento de uma empresa. Confira!
1. Liderança ativa: implantar um funcionário que seja um líder digital com uma visão forte para ser responsável por todas as obrigações voltadas para a área digital, ao mesmo tempo, que ele tenha comunicação com os demais setores.
2. Integração entre todas as áreas: com base no último período do tópico anterior, é de se analisar a criação de equipes multifuncionais auto-organizadas que são moldáveis e estabelecidas em cada parte da corporação
3. Riscos calculados: diferente do que alguns gestores de empresas imaginam, tomar riscos não indica que a instituição deve, obrigatoriamente, correr sempre algum risco. Em tese, o risco em si depende da proporção em que foi investida na ocasião. O digital proporciona a abertura de diversas experiências em baixa equivalência que provoca um valor delimitado caso aconteça algum problema futuro, porém as chances do digital ser um sucesso são grandes e pode gerar descobertas altamente notáveis no mercado em nome da companhia.
Logo, sem uma cultura bem estruturada com o contexto global, a reinvenção da empresa conforme a era digital poderá não gerar frutos valorosos no futuro.
A transformação digital atua na cultura organizacional como um combustível avassalador. Ela molda-se de um jeito diferente, de tal modo que a empresa se perguntará por que não investiu nela antes, pois não é apenas sobre tecnologia, e como também sobre agilidade, praticidade e transformação organizacional que os meios techs possibilitam.
Mas e você, o que acha sobre as inovações digitais colaborarem para o crescimento de uma empresa?
Este artigo foi escrito por Sarah Gomes e publicado originalmente em Prensa.li.