Karina Guimarães, Especialista em Conteúdo Digital e Perita Computacional Forense, vem contribuir com o Security Conference 2022 falando sobre o comportamento no uso de tecnologias digitais e em rede.
Segundo Karina, a tecnologia potencializa a maldade humana. Ela ajuda em processos “do bem”, mas, naturalmente, ajuda criminosos. Mas isso não é exatamente um comportamento novo: é só uma nova linguagem. Fake news, revenge porn e outras "novidades" do mundo digital não nasceram agora. Os princípios por trás dessas ações sempre existiram.
Nossa dependência digital, naturalmente, aumenta nossa exposição à criminosos da internet, com motivações imprevisíveis. Simplesmente esperando uma falha mínima que permita algum tipo de invasão.
Ela aborda ainda as práticas de risco de crimes comuns e principais vulnerabilidades. A natureza dos principais crimes que aparecem pelo mundo digital. Vão de crimes de privacidade e honra, até mesmo indução de suicídio e atos de terrorismo.
A palestra explora inúmeros cantos do mundo criminoso da internet, em especial o ponto de vista de uma perita forense é não só interessante, mas muito relevante para nossa segurança pessoal e empresarial. Assista no vídeo acima!
Este artigo foi escrito por Karina Guimarães e publicado originalmente em Prensa.li.