Conheça 4 tendências da engenharia elétrica
Seguindo os passos das novas tecnologias que estão trazendo muitas inovações, o setor elétrico, que há muito tempo permaneceu estático, agora começa a apresentar novidades. Nessa perspectiva, estão surgindo novas tendências da engenharia elétrica com o objetivo de revolucionar essa área.
Nesse artigo serão apresentadas algumas tendências de destaque do setor elétrico, as quais investem em tecnologia verde e pretendem contribuir com a sustentabilidade.
1. Energia solar como uma das tendências da engenharia elétrica
Levando em consideração as pesquisas sobre sustentabilidade ambiental, é importante pensar em inovações que permitam o bem viver atual sem prejudicar as gerações futuras.
Por essa razão, o acesso à energia limpa é um dos grandes pilares das novas tendências da engenharia elétrica. Uma das formas de obter energia limpa é por meio da energia solar, que não é uma tecnologia nova, mas que ainda não está ao alcance da maioria dos brasileiros.
Energia renovável é gerada por meio de placas fotovoltaicas, as quais têm um custo bastante alto para instalar.
Mesmo sendo bastante referida, levar energia solar de forma econômica para as pessoas ainda é um desafio. Profissionais capacitados e empresas de tecnologia ainda precisam se aprofundar muito nas pesquisas.
2. Aumento da demanda por veículos elétricos
Na linha de ação das tecnologias verdes, hoje se vê um crescimento dos estudos e possibilidades da utilização de veículos elétricos.
Primeiramente foi destaque o transporte coletivo, mas os centros de pesquisas já indicaram que os carros elétricos também causam menos impactos ambientais.
À medida que aumenta o interesse e utilização desses meios de transporte, cresce também a demanda por novas fontes de energia. Daqui a uns 20 anos, estima-se que os veículos elétricos serão responsáveis por uma parte bem considerável da demanda por eletricidade.
3. Expansão das baterias de íon de lítio
Com o aumento das vendas de veículos elétricos, as empresas estão investindo na aquisição de baterias de íon de lítio.
O ritmo da tecnologia está tão intenso que o fornecimento de matéria-prima não consegue acompanhar, mas as organizações estão correndo atrás do prejuízo.
Segundo pesquisas, o mercado de baterias de íon de lítio para armazenar energia terá altos investimentos até 2040.
4. Energia eólica como inovação
Outra tendência é a utilização de energia eólica. Trata-se de um tipo de energia cinética contida no ar, gerada pela força dos ventos e que pode ser aproveitada para gerar energia elétrica.
Esse aproveitamento é possível por meio de aerogeradores, equipamentos que rotacionam pela ação do vento e dão origem às outras formas de energia, como a elétrica.
A produção eólica no Brasil já superou a energia gerada por todas as outras usinas, considerando também a importação de eletricidade.
Grande parte das usinas de energia eólica estão no Nordeste, mas seu grande potencial como proposta de energia limpa está crescendo no país.
As tendências da engenharia elétrica estão crescendo de acordo com os avanços da tecnologia. As novas inovações precisam estar de acordo com projetos de energias renováveis, levando em consideração o desenvolvimento sustentável.
Este artigo foi escrito por Silvana Bárbara G. da Silva e publicado originalmente em Prensa.li.