Conheça as 5 principais APIs para capacitar seu Marketing Digital
Marketing digital não é buzzword. É uma necessidade real, principalmente quando falamos de proprietários de empresas que desejam permanecer e prosperar nos próximos anos.
Este é um tempo de modernidade reflexiva, em que as pessoas têm um volume de informação facilitada pela Internet. Muitos profissionais de marketing digital encontram-se em um impasse de como promover e alavancar seus negócios em um mercado altamente competitivo.
O ponto de partida para isso acontecer é realizar um mapeamento de seu mercado atuante, compreendendo suas principais dores. A criação de uma marca consistente acontece quando se tem um bom posicionamento, ou seja, quando se consegue ser extremamente relevante para um nicho, gerando valor e consequentemente, se diferenciando da concorrência.
Portanto, é necessária uma sincronia de ações tanto no desenvolvimento do Product Market Fit quanto na escala de comunicação para divulgação dos produtos e serviços, alinhando visão de negócio com propósito da empresa.
Adaptar-se às novas demandas do mercado não é mais tendência, mas sim uma exigência para manter-se atualizado e relevante diante de um cenário de transformação digital. A cada ano, novas soluções tecnológicas surgem e impactam na forma como um e-commerce ou varejo vende seus produtos e se relaciona com seus clientes.
Ainda mais quando falamos de empresas de software em transição, que implantam o modelo SaaS (pela Internet, utilizando-o a partir de Cloud Computing, que garante maior escalabilidade e praticidade em todo processo).
Para isso acontecer da melhor maneira possível, os profissionais de marketing devem estar atentos e usufruírem de ferramentas realmente poderosas, como as APIs de marketing.
Elas executam diversas funcionalidades: promovem análises comparativas, trazem relatórios em tempo real, criam mecanismos sobre comportamento dos usuários e fornecem insights sobre seus hábitos e padrões de compra. Além de viabilizar plataformas de mensagens e ferramentas de pesquisa.
Sem falar da customização e de um gerenciamento maior, sobretudo nas campanhas de marketing, dando possibilidade de automatizar muitos desses fluxos de trabalho.
Reunimos uma lista de APIs de marketing digital que você pode usar para alavancar seu negócio:
1. APIs de segmentação de público
A segmentação de audiência vem se tornando imprescindível para os profissionais de marketing desenvolverem estratégias altamente eficazes. Sobretudo no desenvolvimento de campanhas específicas ou na hora de segmentar seu público por local, caso este seja mais abrangente.
Sabemos que o marketing digital varia muito de um lugar para outro, cada país tem suas peculiaridades, o que reflete em diferentes comportamentos, valores e costumes.
Existem uma série de APIs de geolocalização gratuitas que permitem um acompanhamento em tempo real da localização do seu público. Como é o caso da Ipstack, uma API gratuita que fornece a localização através de um IP acessando um site.
Ela disponibiliza esses dados em formato de endereço legível por humanos, bem como latitude e longitude, concatenando com outro software de mapa. Esse dispositivo está acoplado com o endereço IP que fornece informações de localização.
Outras APIs de geolocalização incluem o IPGeolocation, uma técnica usada para estimar a localização geográfica através do dispositivo que se está conectado a Internet, com base em seu endereço IP.
Vale ressaltar que este mecanismo só funciona se o endereço IP do dispositivo estiver conectado em um banco de dados, junto com a localização correspondente. Em relação às informações registadas no banco de dados, podemos incluir endereço postal, cidade, país, região e coordenadas geográficas do local onde o endereço IP está sendo usado.
2. Analytics APIs
As APIs estão no centro de todos os dados do cliente. Elas permitem que os profissionais de marketing extraiam e realizem um tratamento e gestão de dados em várias plataformas, possibilitando assim uma tomada de decisão mais acertada.
Não é preciso dizer que em muitos casos, essa plataforma de marketing consome esses dados de uma variedade de fontes, como sessões de usuários, sistema de gerenciamento de conteúdo, CRM entre outros.
Uma ferramenta que exemplifica o que abordamos anteriormente é a Quintly, cuja versatilidade está ligada na análise de mídia social. Ela extrai e refina extensos dados de marketing de seguidores de mídia social de todas as principais plataformas (Facebook, Instagram, Youtube e TikTok). Assim, todos esses dados ficam disponíveis por meio de vários endpoints de API.
Existem opções mais baratas, com funcionalidade semelhante a Quintly, uma delas é a Zoho Reports. Uma ferramenta analítica que se aprofunda em seus dados e disponibiliza globalmente. Ela é capaz de analisar dados de mais de 250 fontes diferentes.
Outra ferramenta de notoriedade no mercado é a Mixpanel. Responsável pela integração de dados, apresentando dashboard em tempo real para o acompanhamento de resultados, além de segmentação de público.
Todas as APIs citadas tornam o trabalho com dados mais automático, afinal, permitem customização, formatação personalizada, consultas e muito mais.
3. APIs de monitoramento de mídia social
As soluções tecnológicas enfocadas em marketing estão crescendo de forma exponencial. Nunca se viu tantas ferramentas surgirem, e isso é extremamente positivo. Porém, também deixa a tarefa dos empreendedores mais complexa, a ponto de terem de identificar quais delas atendem às dinâmicas do mercado diante dos objetivos de negócio.
Por outro lado, os clientes estão cada vez mais exigentes, afinal, muitos estão familiarizados com essas ferramentas e esperam um atendimento elevado.
Agora, imagine um cenário onde a imprensa divulga informações negativas sobre seu negócio ou marca. Isso pode acarretar grandes prejuízos financeiros, afinal, a publicidade boca a boca gera anualmente mais de 6 milhões em vendas globais.
Mais de 83% das empresas confiam na publicidade boca a boca para aumentar seu market share e o conhecimento sobre sua marca. A publicidade boca a boca pode ser uma arma poderosa que pode beneficiar ou prejudicar seu negócio.
As ferramentas de monitoramento podem ajudar os profissionais de marketing a visualizar o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca. É o caso da Mention, uma API que realiza monitoramento em tempo real, capaz de rastrear mídias sociais, mensurando alguns indicadores como taxa de engajamento, alcance, alertando sempre que alguém menciona sua marca.
Ela permite antecipar ações e apagar eventuais incêndios. Ajuda a fidelizar clientes, tornando-os um defensor da marca, mudando o status quo das pessoas, de modo que o seu negócio passa a ter maior aceitação, através da mídia que realiza críticas construtivas.
4. APIs de SEO
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, 53% das empresas de médio porte ainda não estão entregando iniciativas digitais em seus ecossistemas, tão pouco usufruindo das APIs para potencializar seus negócios.
Os CIOS devem enxergar essas APIs não apenas como uma tecnologia, mas como uma base de modelo de negócios, impulsionando-as através de estratégias digitais dentro de sua organização.
Ferramentas de SEO como Moz, AhRefs ou SEMRush são bem conhecidas no mercado, entretanto, o preço elevado é um fator que pode vir a pesar, podendo custar centenas de dólares por mês.
Isso coloca os administradores de site em uma posição desconfortável, afinal, muitos são obrigados a contratar um especialista em SEO, ou conduzir suas campanhas por conta própria.
Entretanto, existem ferramentas com preços acessíveis e versáteis. É o caso do SEO Explorer, que oferece de maneira gratuita a pesquisa de palavras chaves, análise de concorrência e verificadores de backlink. Assim, ele possibilita a criação de relatórios de URL bem detalhados, traçando perfil de sites de onde surgem esses backlinks.
5. APIs de Messenger
As APIs conectam pontos, seja através de um endereço de e-mail do consumidor ou através dos vários sistemas nos quais o usuário esteve ativo. Quando esses dados estão sincronizados em vários sistemas, é possível personalizar campanhas ou customizar ações.
As APIs de Messenger são fundamentais para manter uma comunicação com seus clientes sem ter que abrir um programa todas as vezes. Quase todas as principais plataformas de mensagens têm uma API com integração com Facebook Messenger, Twitter ou Slack.
Essas plataformas podem coletar dados através de Java Script, principalmente no site, durante as sessões de navegação dos usuários, gerando informações realmente relevantes. Por exemplo, qual o tipo de produto com maior probabilidade de compra desse usuário.
Ou ainda APIs que ajudam a automatizar campanhas de e-mail, tornando esses e-mails marketing mais oportunos e dinâmicos, além de personalizados. Como é o caso da SendGrind, que tem uma API com um plano gratuito que permite enviar até 100 e-mails por dia sem custos.
Mais importante do que trabalhar com APIs, criando suas próprias ferramentas de marketing, é implementar valor nesses ecossistemas para clientes. Fazemos isso através de conexões com mercados de comércio eletrônico, fornecedores, vendedores e serviços SaaS.
Imagem - Markus Spiske - via Unsplash
Este artigo foi escrito por Rainier Luidgi e publicado originalmente em Prensa.li.