Conheça as aplicações da inteligência artificial no Marketing Digital
Graças à inteligência artificial, pagar uma conta, pedir uma comida gostosa, ou conversar com um amigo nunca foi algo tão simples. No ambiente profissional, as automações também facilitam diversos processos, economizando dinheiro e tempo das empresas e dos seus clientes.
Nos últimos tempos, o Marketing Digital é uma das áreas que mais têm se beneficiado das vantagens da aplicação da inteligência artificial. Utilizar uma automação para segmentação de anúncios, por exemplo, já é uma realidade em muitas estratégias de conteúdo.
Afinal, o que é a inteligência artificial?
De modo geral, a inteligência artificial é uma inteligência que busca simular, por meio de programas e códigos, a inteligência dos seres humanos. Sua função principal é resolver problemas em larga escala, liberando os seres humanos para funções mais complexas, ou mais imediatas.
Um ótimo exemplo de inteligência artificial são os atendentes automatizados, seja por voz, seja por texto. Você já deve ter ligado para uma operadora de celular e falado com um atendente automatizado. Eles foram criados para dar respostas pré-programadas, liberando os atendentes humanos para resolver problemas mais complexos.
Entendendo o Machine Learning
Machine Learning, em uma tradução livre, significa “aprendizado da máquina” e diz respeito à capacidade que um programa ou uma máquina tem de aprender sem a necessidade de programação.
É por meio do Machine Learning, por exemplo, que o YouTube consegue identificar quais são os tipos de conteúdo que você gosta, selecionando os vídeos que vão aparecer para você na sua tela inicial.
Com esses conceitos em mente, veja quais são algumas das aplicações da inteligência artificial no Marketing Digital.
Conteúdo com base em dados
Alguns softwares já são capazes de gerar conteúdo por meio de pesquisas automatizadas, liberando os profissionais envolvidos na criação de texto da parte de pesquisa.
Esses programas ainda estão em fase experimental, por isso, os conteúdos gerados automaticamente ainda não dispensam a aprovação de um redator, ou de um copywriter, a depender de cada caso.
Implementação de chatbots
De modo simplificado, o chatbot é um atendente virtual que responde aos clientes de forma automatizada.
Em um e-commerce, por exemplo, os chatbots podem ser utilizados para realizar cadastros e para tirar dúvidas básicas dos usuários, liberando o help desk e o chat online para resolver problemas mais complexos.
É preciso lembrar, porém, que nem todas as pessoas gostam de conversar com robôs. Sabendo disso, o ideal é sempre manter uma opção no seu site que as redirecione para um atendente de carne e osso.
Automação de dados
Acompanhar os dados e a evolução de uma estratégia de conteúdo é uma das partes mais importantes do processo.
Nesse sentido, é muito importante ter um software que, em uma reunião, por exemplo, apresente todas as métricas que a sua empresa precisa.
É aí que entra a automação de dados. Hoje, existem programas capazes de armazenar, selecionar e comparar os dados relevantes para o sucesso de determinada estratégia de conteúdo.
Assim, é possível economizar o tempo dos relatórios, priorizando o que realmente faz sentido para o sucesso da estratégia de conteúdo.
Anúncios em mídia programática
Com o tempo, a comunicação em massa deixou de ser o caminho mais rentável. Atualmente, criar uma estratégia de Marketing que atire para todos os lados não faz mais o menor sentido.
Para conseguir sanar as dores dos leads de maneira mais precisa, o Marketing Digital, atualmente, deve prezar pela personalização de conteúdo.
Nos dias atuais, existem ferramentas que conseguem fazer a segmentação de contatos de maneira automatizada, garantindo a personalização de conteúdos por nichos e interesses afins.
Curadoria de conteúdo
Quando entramos em um serviço de streaming, ou até mesmo no YouTube, recebemos recomendações de filmes e de vídeos baseados nos nossos gostos pessoais. Essa seleção é chamada de curadoria de conteúdo.
Saindo do universo do entretenimento, a curadoria de conteúdo também pode ser utilizada para identificar os conteúdos do seu blog que determinado usuário gosta de consumir.
Com esses dados em mãos, você pode oferecê-lo conteúdos semelhantes, aumentando a permanência dele nas suas páginas e estreitando o relacionamento entre vocês.
Geração e qualificação de leads
A qualificação de leads é uma etapa muito importante em qualquer estratégia de conteúdo.
Atualmente, com o uso da inteligência artificial, é possível mapear o comportamento de determinado lead, descobrindo se ele está próximo ou não de finalizar uma compra.
A partir dessa informação, é possível criar estratégias mais precisas para gerar uma conversão, aumentando a taxa de vendas.
Retargeting
Retargeting é a estratégia utilizada para trazer de volta usuários que já visitaram o site de uma empresa.
Isso pode ser feito por meio de uma plataforma de segmentação de anúncios que use o Machine Learning para descobrir quais conteúdos têm mais probabilidade de trazer um usuário de volta.
Com o retargeting, é possível elevar o tráfego de um site, aumentando a possibilidade de geração de leads.
Como visto, as aplicações da inteligência artificial no Marketing Digital são bem variadas, podendo compor vários tipos de estratégias.
Cabe a você analisar qual delas faz mais sentido para o momento da empresa em que você trabalha.
Esperamos que a conversa tenha sido proveitosa para você!
Este artigo foi escrito por João Marques e publicado originalmente em Prensa.li.