Conhecendo Montevidéu: Museu da História da Arte
Você sabe aquela viagem que é inesquecível? A primeira vez que fiz uma viagem para fora do Brasil, foi para Montevidéu. Hoje em especial venho falar sobre uma das melhores atrações que percebi na cidade. Capital com cara de cidade interiorana, oferece festa e calmaria, cidade e praia, e é claro muitos rolês gratuitos.
Em uma quarta-feira, estava passeando nos arredores do hostel em que me hospedei, fui conhecer o Mirador de la Intendecia, após a experiência gostosa de subir quase oitenta metros e poder ter vista panorâmica de toda cidade e poder marcar pontos que gostaria de conhecer ainda naquele passeio; ao sair completamente maravilhada do Mirador, me deparo com um lugar muito belo.
Bom, para quem me conhece, eu adoro museus, seja do que for, quando fui a Montevidéu fui no máximo de museus com entrada gratuita que pude no tempo disponível. Mas esse em especial me chamou atenção, era o Museu da História da Arte. Eu posso recomendar esse passeio a quem é fã de arte e quem é leigo, pois ele fornece amplas informações e nos deixa maravilhados com suas réplicas de obras famosas e algumas obras originais.
O museu conta com mais de cinco mil peças, dentre elas peças da pré-história, era pré-colombiana, do Império Romano Ocidental, artes medievais e renascentistas, além de peças da arqueologia uruguaia. Mas sem sombras de dúvidas, o que mais chama atenção é a múmia egípcia original e muito bem preservada no local. Isso mesmo que você leu, uma múmia egípcia.
É um passeio que recomendo demais, pois além de gratuito, qualquer pessoa se rende a arte quando lá, parece que nos contaminamos pelo espírito artístico. É uma inspiração sem fim. Infelizmente atualmente o Museu da História da Arte de Montevidéu está fechado por medidas preventivas do COVID-19, mas acredito que logo será um grande passeio tanto para fazer sozinho quanto para levar a família para passar uma tarde.
Este artigo foi escrito por Andressa Moraes e publicado originalmente em Prensa.li.