Conhecendo os operadores usados no Python – parte 1
Neste artigo vamos conhecer os operadores usados na linguagem de programação Python. Caso tenha caído aqui de paraquedas e não tenha lido os textos anteriores, recomendo que faça isso antes de prosseguir. Comece pela leitura do artigo Introdução ao Python e os demais que publiquei aqui na Prensa.
Operadores
Operadores são símbolos que servem para realizar diversos tipos de operações sobre os operandos. Podem ser variáveis, números, caracteres, tipos lógicos, listas ou outros elementos existentes na sintaxe da linguagem.
Há vários tipos de operadores no Python como: aritméticos ou matemáticos, lógicos, de atribuição e relacionais (comparação).
Confira os exemplos abaixo:
print(4 + 2)
Na expressão acima o sinal de “+” é o operador aritmético e os números 4 e 2, os respectivos operandos.
No exemplo a seguir a letra “a” faz o papel de variável e o de operando. Já o sinal de “=” funciona como operador de atribuição. Em outras palavras, à esquerda do sinal temos a variável e à direita, o valor a ser atribuído:
a = 20
Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos disponíveis no Python são: adição (+), subtração (-), multiplicação (*), divisão (/), exponenciação (**), resto ou módulo (%) e divisor inteiro (//).
A seguir vamos conferir alguns exemplos de como usar cada um dos operadores aritméticos em Python.
Operador de adição
O operador de adição (+) é usado para realizar a soma de dois ou mais operandos. No exemplo abaixo temos duas variáveis numéricas e, para exibir a soma de ambas, basta escrever as seguintes linhas código:
a = 5
b = 10
soma = a + b
Dica: lembre-se que é uma boa prática do Python deixar um espaço entre os operandos e os operadores.
print(soma)
A execução do código acima resultará no número 15.
O operador de adição tem ainda outra função no Python: ele pode ser usado para a concatenação de cadeias de caracteres (strings). O exemplo a seguir imprimirá a expressão “Alô, mundo!”:
a = “Alô, “
b = “mundo!”
print(a + b)
Operador de subtração
Este operador (-) é muito simples de usar, e não requer maiores explicações. Ele serve para realizar a subtração de valores entre dois ou mais operandos, funcionando do mesmo modo que o operador de adição:
print(4 - 2)
O resultado será 2.
Operador de multiplicação
O operador de multiplicação (*) também é fácil de usar. Ele retorna o produto de dois ou mais operandos numéricos. Confira o exemplo:
print(2 * 3)
Operador de divisão
O operador de divisão (/) é usado para retornar o quociente da divisão entre dois números (ou operandos) no Python, o qual.é sempre um número de tipo flutuante (float). No exemplo abaixo o obtemos o valor 2.5.
print(5 / 2)
Para retornar a parte inteira da divisão é necessário usar o operador de inteiro(//). Se fizermos a mesma operação do exemplo acima usando esse operador o resultado será diferente:
print(5 // 2)
O resultado da operação será 2.
Operador de resto ou módulo
O operador (%) retorna o resto da divisão entre dois operandos numéricos (na ordem da operação). Assim, conforme o exemplo a seguir, o resultado será 1:
print(5 % 2)
Operador exponencial
O operador exponencial (**) em Python é usado para elevar um número à determinada potência. Seu uso é simples: à esquerda do operador colocamos o número que desejamos elevar e, à direita, a potência utilizada:
print(10 ** 3)
Assim, o código acima equivale a:
print(10 * 10 * 10)
O resultado da operação é 1000.
Precedência das operações
Em Python a precedência das operações segue o padrão MDAS como em outras linguagens de programação. Isso significação que primeiro são efetuados os cálculos de multiplicação e divisão, depois a adição e a subtração.
No entanto, vale lembrar que o operador exponencial, entre os operadores aritméticos, é o que tem valor mais alto na precedência e será o primeiro a ser avaliado na expressão.
Enquanto isso, os operadores “%” e “//” tem o mesmo nível dos operadores de multiplicação e divisão. Desse modo, eles serão avaliados na ordem em que aparecerem na expressão.
Vejamos o exemplo:
print(10 + 4 * 2)
O resultado dessa conta será 18, pois primeiro o Python retornará o produto de 4 * 2 e só após isso realizará a soma.
Alterando a ordem de precedência
Caso haja a necessidade de alterar a ordem da precedência da operação, podemos recorrer ao uso de parêntesis. Com uma simples mudança, obteremos um resultado diferente do anterior. Veja:
print(4 * (2 + 10))
O resultado agora será 48, pois a primeira operação a ser realizada pelo interpretador será “2 + 10” e, por último, será efetuada a multiplicação do produto da soma por 4.
Por enquanto, é só. No próximo artigo falaremos mais sobre os outros tipos de operadores utilizados no Python e como usá-los em nossos códigos. Até mais.
Este artigo foi escrito por Maximiliano da Rosa e publicado originalmente em Prensa.li.