Crescimento dos fios: vitaminas necessárias
Mais um dia se passando e mais um conteúdo a ser abordado. Hoje, vamos falar sobre o crescimento capilar e a vitaminas necessárias para acontecer este processo poderoso nos fios.
Sabe-se que na cabeça encontram-se cerca de 100.000 fios, sendo cerca de 60% em fase de crescimento. Em algum momento da vida, principalmente nos homens, encontra-se um problema derivado das fases de crescimento chamado calvície. E em boa porcentagem das mulheres há uma fase de queda gigantesca, quando se passa pelo período da menopausa, ou menstruação/gravidez.
Este processo pode estar relacionado à queda de hormônios no corpo, que podem causar doenças que levam à perda parcial ou total dos fios. Mesmo algumas vitaminas sendo essenciais para este processo, nem sempre o corpo produz o necessário para se manter, sendo necessária uma dieta rica em vitaminas e proteínas. Portanto, neste arquivo vamos citar as necessidades dos fios.
Aqui vão 5 vitaminas que podem ajudar, evitar e até mesmo combater o problema da queda no couro cabeludo:
Vitamina A:
Essa vitamina está associada ao crescimento do tecido, auxiliando, também, no estímulo de crescimento relacionado à fortificação. Também é responsável pela produção de sebo produzido para hidratação natural dos fios. Tanto o excesso quanto a falta dessa substância no couro podem levar à queda dos fios.
Vitamina B:
Esta torna-se responsável pelo crescimento, através da circulação e oxigenação pelos glóbulos vermelhos. Pode ser estimulada através de massagens circulatórias no couro cabeludo e pode ser ingerida através de alimentos como: carne de peixe ou amêndoas.
Vitamina C:
Responsável por tratar o fio, através do rejuvenescimento do mesmo. Pode contribuir com o colágeno (uma proteína responsável por alguns processos no fio), e com a absorção de Ferro. Para melhorar sua ingestão, faz-se o uso de vitaminas de algumas frutas, como acerola ou frutas cítricas.
Vitamina D:
A diminuição de vitamina D no organismo está associada, sim, à calvície. Ela pode ser tratada com a ingestão de alimentos como carnes, salmão, frutos do mar, fígado ou leite.
Vitamina E:
É a vitamina responsável por prevenir estresse e oxidação dos fios. Resulta em perda dos fios, geralmente quando trata-se de doenças crônicas, como é o caso da alopecia. Os alimentos que podem contribuir são semente de girassol, espinafre ou abacate.
Levando em consideração todos os problemas que a falta de nutrientes pode trazer aos fios, também deve-se levar em consideração outras doenças que podem ser prevenidas.
Este artigo foi escrito por Jéssica de oliveira e publicado originalmente em Prensa.li.