Criando um artigo do zero
Às vezes, é difícil produzir um artigo para web, ainda mais com uma abordagem diferente ou inovadora, não é mesmo? Na internet, a maioria dos conteúdos é baseada em outros artigos ou compilam dados, informações e dificilmente apresentam um novo ponto de vista, uma contribuição própria que agregue valor ao conteúdo.
A boa notícia é que você não precisa de nenhum dom ou fórmula mágica para produzir um conteúdo original. Para se destacar na produção dos seus artigos e não ser só mais um no meio de tantos que você leu por aí, basta adquirir alguns hábitos que vão transformar sua relação com a escrita.
Quer saber quais são? Continue a leitura.
Para produzir conteúdo, você precisa consumir
Criatividade não é um dom, nós temos que correr atrás para conseguir. A maioria das nossas ideias surge durante ou depois de consumir conteúdos.
Então, não economize em livros, documentários, podcasts, cursos etc. que com certeza, tudo isso vai trazer muitos insights e ideias com diferentes abordagens para a produção dos seus textos.
Qual conteúdo é mais valioso na internet?
Sem dúvida, é o conteúdo que demonstra que você tem autoridade para falar sobre determinado assunto. Na internet existem milhares de conteúdos, mas precisamos filtrar porque nem tudo é relevante ou de qualidade.
Ter autoridade para falar sobre um tema traz credibilidade e relevância ao seu conteúdo. Isso vai atrair leitores que irão contribuir para o aumento do tráfego e do engajamento do seu artigo, além de alcançar um posicionamento melhor nos mecanismos de buscas, em relação aos outros conteúdos que apresentam uma abordagem mais superficial.
Por isso, uma dica interessante é escrever textos sobre a sua área de atuação ou de estudo. Transmitir o conhecimento adquirido ao longo da sua vida, da sua carreira e das suas próprias experiências, vai conquistar leitores interessados na sua forma de comunicar e ensinar.
Para quem você está escrevendo o seu texto?
Antes de começar um artigo, você deve pensar quem é seu público-alvo. Quem é o seu leitor ideal e como você deve se comunicar com ele? Quando você define seu leitor, você consegue criar um conteúdo mais personalizado, adaptando a linguagem e o tom da mensagem para criar conexão e identificação por parte do seu público.
Analise seu público, o tipo de conteúdo que consome, seus interesses, suas preferências e produza um conteúdo que agregue valor para seu leitor. Que transmita conhecimento, responda uma dúvida ou mate uma curiosidade.
Além disso, procure elaborar conteúdos interativos e convide seu leitor para uma reflexão, por exemplo. Isso pode promover mais compartilhamentos do conteúdo nas redes sociais, proporcionando uma discussão sobre o tema.
Imagem: twenty20photos/Envato elements
Outras dicas que vão auxiliar o processo de escrita
A prática leva à perfeição
Mantenha uma constância: para quem está começando, é mais importante a quantidade do que a qualidade. A qualidade você conquista com o tempo, com treinos, observando seus erros e acertos enquanto trilha seu caminho para se tornar um redator profissional.
Aprofunde conteúdos genéricos
Tá sem ideias para produzir? Que tal aprofundar aquele conteúdo antigo, mas que tem uma abordagem mais genérica? Capriche nas informações relevantes e não economize em demonstrar dados com infográficos. Esse tipo de conteúdo tem um altíssimo valor e costuma ser campeão de acessos e engajamentos.
Invista em conteúdo Evergreen
Se você está sempre acompanhando as tendências, não deixe de falar sobre elas. Mas considere também produzir conteúdos evergreen - conteúdo que não perde seu valor no tempo e por isso, o tráfego de acessos permanece independentemente da data de publicação.
Busque referências
Além de consumir conteúdos que te inspiram, procure também referências para acrescentar dados confiáveis e relevantes. Verifique sites oficiais, referências em inglês e de especialistas no assunto, porém não deixe de lado sua própria voz para abordar o tema.
As referências contribuem para trazer credibilidade ao seu conteúdo. Separe as que corroboram com o seu ponto de vista, compare as informações e anote o que você não pode deixar de abordar em seu artigo.
Agora que você chegou até aqui, que tal praticar o que aprendeu?
Procure um assunto sobre o qual você tem bastante entendimento - pode ser uma paixão sua, ou sua área de formação. Escolha um tema dentro desse assunto que você considere importante, pouco conhecido ou que ache que será interessante abordar.
Escolha pelo menos três publicações confiáveis na internet que abordem o tema escolhido: vídeos, white papers, artigos, fios no Twitter, qualquer fonte de informação que seja verdadeira e que ajude a enriquecer o seu artigo.
Defina para quem você está escrevendo este artigo - estabeleça princípios de linguagem, de ponto de vista e de profundidade que serão adequados para tornar o seu artigo perfeito para a leitura desta pessoa.
Viu como é simples? Agora é com você, siga esses passos para criar artigos com maestria e conquistar sua autoridade na internet!
Quer escrever para a Prensa? Inscreva-se agora e venha transformar a internet com a gente!