Willian Deming disse que “a qualidade é a responsabilidade de todos”. Assim sendo, uma cultura de qualidade no desenvolvimento de APIs começa de forma individual e, depois, com as pessoas engajadas no processo como uma equipe. De acordo com Ronaldo Oliveira, lead developer pela Codevance, “a cultura se cria onde há pessoas e elas precisam agir como um time”.
Uma cultura de qualidade começa e se perpetua com o engajamento das pessoas em construir um produto de altíssima qualidade. Mike Cohen, em seu livro Succeeding with Agile: Software Development, afirma que as equips de desenvolvimento de software precisam conseguir, de forma ágil, adotar na prática certos princípios e valores essenciais para o desenvolvimento de produtos de alta qualidade:
Engajar os membros da equipe e gerar uma colaboração;
Fazer uso de processos e técnicas de testes, tornando a automação destes um ponto evidente;
Interações curtas, entregas contínuas e feedbacks rápidos;
Avaliações contínuas de desempenho, busco aprimorar processos e torna-los cada vez mais eficientes;
Com isso, em sua palestra, Ronaldo deixa claro que torna-se essencial a automação de testes para manter a saúde e sustentabilidade do código ao longo do tempo, além de uma estrutura de testes rápida e plugada ao pipeline de integração continua com uma confiança elevada na qualidade das APIs.
Ficou interessado no conteúdo? Vem conferir a palestra em detalhes!
Este artigo foi escrito por Ronaldo Oliveira e publicado originalmente em Prensa.li.