Cultura é um conjunto de hábitos, práticas e crenças, integrando pessoas, processos e tecnologias. De acordo com dados veiculados pelo Cybersafe do ano de 2019, 90% das brechas de seguranças envolvem o fator humano.
Apesar do número se 2019, existem métricas mais recentes e conforme conta Amanda Balzano, Information Security Awareness Engineer pelo Nubank, com o passar dos anos, esse número só cresce.
Na opinião da especialista, ter um bom programa antivírus e um bom VPN não é suficiente. Antes de ter a tecnologia, é preciso explicar o porquê dessas aplicações serem importantes, pois, caso contrário, as pessoas irão passar por cima dessas inovações, por exemplo, baixando filmes via torrent. O que muitos não entendem, é a quantidade de vírus que podem ser adquiridos com o simples ato de realizar um download.
“Se o profissional está trabalhando de casa e não entende ou sabe sobre segurança da informação, no momento em que ele baixa um filme, ele pode estar comprometendo informações das suas empresas”, fala Amanda.
Quer entender um pouco mais sobre a palestra? Vem conferir o vídeo!
Este artigo foi escrito por Editorial Prensa.li e publicado originalmente em Prensa.li.