(Imagem: Andre Taissin via Unsplash)
O setor bancário tem passado por intensas mudanças nos últimos anos, impulsionadas principalmente pela mudança de comportamento dos clientes e por novas tecnologias. Os bancos tradicionais passaram a concorrer com bancos digitais e fintechs, além de empresas de outros segmentos que estão adentrando no mercado financeiro (embedded banks).
Os neobanks, por exemplo, são instituições que já nascem em formato 100% digital e com foco no cliente. Por serem empresas mais disruptivas, eles carregam em seu DNA produtos flexíveis e personalizados, e agilidade no lançamento de novos serviços e soluções, buscando sempre trazer aos seus clientes experiências positivas.
Diante desse cenário, as grandes instituições financeiras começam a sentir o impacto da migração da sua base de clientes. Para manter seus espaços no mercado, precisam pensar de forma rápida e estratégica para se manterem atualizados e competitivos.
As plataformas para bancos digitais são excelentes opções para as empresas que desejam adaptar-se rapidamente, bem como diferenciarem-se, uma vez que são construídas sob arquiteturas modernas, robustas, escaláveis e flexíveis.
Dentre essas plataformas podemos citar o Cyberbank, um produto centrado em APIs, baseado em microsserviços, e que oferece a possibilidade de alterar definições de produtos de forma dinâmica.
O Cyberbank é uma plataforma completa que oferece soluções de ponta-a-ponta, projetado para oferecer flexibilidade estrutural que se traduz na capacidade de estabelecer processos de diferenciação em diferentes níveis. Ele é um acelerador de engajamento digital para bancos digitais que buscam liberdade, possibilitando a criação de novos produtos em tempo recorde.
O Cyberbank possui uma suíte que possibilita a criação de um novo banco a partir do zero, em poucos meses de implementação. A suíte de produtos é composta por: Cyberbank Core, Cyberbank Digital e Konecta.
O grande diferencial do Cyberbank Digital está na integração com o Konecta. A integração de ambos possbilita excelente usabilidade e navegabilidade, com uma plataforma de inteligência artificia que permite aos bancos atenderem com agilidade. Isso faz com que os dados mais relevantes sejam captados das interações (cliente/chatbot), oferecendo as melhores soluções para as para os clientes e gerando experiência hyper personalizadas.
Benefícios de uma plataforma de Digital Banking
Flexibilidade estrutural
Os bancos ganham flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado graças ao nível de parametrização proporcionado pela plataforma, o que permite atender às necessidades de cada cliente, desenvolver novos produtos e serviços, e proporcionar experiências memoráveis e personalizadas. Tudo isso de forma mais fácil e rápida.
Tecnologia como ferramenta de inovação
As áreas de negócios podem canalizar suas iniciativas em tempo hábil de acordo com o mercado, segmentos específicos ou demandas de consumo. A dependência do fornecedor é mínima, o que favorece o desenvolvimento de produtos estratégicos, mas também mudanças de rota ao longo do desenvolvimento. Com isso o lock-in do fornecedor é quebrado, permitindo ao banco manter o controle e otimização de seus produtos.
Time to market
O uso de arquiteturas e tecnologias modernas, e a facilidade em parametrizar os produtos, torna a implementação ágil, gerando ciclos de entregas mais frequentes que aceleram o lançamento de novos produtos e serviços financeiros adaptados a exigência do mercado.
Escalabilidade
Usando tecnologia Cloud Native, as novas plataformas aproveitam a capacidade elástica e resiliente da nuvem, dimensionando o investimento ao mesmo tempo que facilitam a implementação de estratégias de alta disponibilidade. A utilização destas tecnologias permite simplificar esforços de gestão de infraestrutura.
Eficiência
Com uma arquitetura moderna baseada em microsserviços, permite aplicar esquemas de escalonamento dinâmico, provisionamento de recursos e melhores práticas metodológicas para a implantação da plataforma. Isso se traduz diretamente em um melhor serviço para os clientes, uma vez que temos alta disponibilidade dos serviços.
Criação do Ecossistema Digital
Plataformas centradas em APIs oferecem a capacidade de ir além dos canais tradicionais oferecidos pelos bancos, permitindo ampliação dos canais através parceiros que podem ser outras instituições financeiras ou até mesmo desenvolvedores independentes. Com a plataforma, é possível estabelecer novos modelos de negócios mais abertos e flexíveis para a captura de oportunidades no mercado.
De modo geral, plataformas que possuem orquestradores de processos são altamente flexíveis, as tornam estratégicas para a evolução dos negócios. Diante desse contexto, podemos dizer que Cyberbank é um backbone para a era digital, cujas bases são fundamentadas em engagement, digital foundation, product factory, core platform e IA conversacional. O Cyberbank permite integração com plataformas de serviços já existentes, possibilitando aos bancos a potencialização dos seus negócios.
A tecnologia é uma aliada não apenas do processo de adaptação dos bancos tradicionais aos modelos digitais, mas também de crescimento e evolução do setor bancário.