Das palavras às imagens: as 10 melhores adaptações de livros para o cinema
Não é de hoje que Hollywood adora adaptações. Livros são fontes de inspiração para o cinema desde o início da sétima arte e nunca deixaram de ser. Algumas obras cinematográficas, consideradas os melhores filmes do mundo, são adaptações literárias.
O cinema e a literatura são mídias diferentes, uma explora as emoções e ideias através das imagens. A outra tem a finalidade de expressar ideias complexas, com a liberdade de infinitas páginas para desenvolver sua narrativa, seus personagens e seu mundo. Justamente por possuir o luxo de poder explorar o interior de seu personagem, que algumas obras literárias são praticamente inadaptáveis para o cinema.
Entretanto muitos livros considerados medíocres, transitam melhor para o audiovisual por causa de suas ideias e situações. As obras que possuem uma prosa diferente, por exemplo, podem ou não se sair melhor adaptados nas telonas, dependendo de como são contadas no papel.
Outros livros, considerados obras primas, ganharam incríveis adaptações cinematográficas. Tanto que há filmes que acabaram se tornando mais populares e conhecidos do que o próprio livro que o originou, como o caso de “O Poderoso Chefão”.
A seguir, confira uma lista das 10 melhores adaptações de livros para o cinema, considerando a história e a construção dos acontecimentos das obras originais.
10- O Quarto de Jack
O filme ganhou notoriedade após ser reconhecido pela crítica em 2015, e posteriormente ser indicado a diversos prêmios importantes, incluindo o Oscar de Melhor Atriz para Brie Larson. O filme alavancou a carreira do pequeno Jacob Tremblay, cuja sua bela interpretação foi digna dos prêmios que ganhou na época.
O livro “Room” de Emma Donoghue, entrega uma história tensa, angustiante e principalmente cheia de emoção, apenas com palavras no papel. O filme soube produzir muito bem as mesmas emoções, sob o olhar do diretor Lenny Abrahamson.
O Quarto de Jack está disponível na Netflix e Telecine Play.
9- Emma
Romances de época é um dos gêneros queridinhos dos fãs da sétima arte. Jane Austen, um dos grandes nomes do gênero, escreveu outras icônicas histórias além de “Orgulho e Preconceito”. A obra intitulada “Emma” teve sua mais nova releitura lançada no último ano. Protagonizada pela bela Anya Taylor-Joy, essa é um exemplo de uma boa adaptação.
Dirigido por Autumn de Wilde, a cineasta traz um toque moderno à adaptação, tornando a satíra social de Austen engraçada, atraente e nada cansativa. Taylor-Joy também é responsável pelo charme do filme, dando à Emma uma nova e melhor caracterização.
Emma está disponível no Telecine Play.
8- Eu, Você e a Garota que Vai Morrer
O título pode soar agressivo, mas é um filme adolescente com um tom cativante. A história é sobre um garoto chamado Greg que não consegue se enturmar na escola, e passa o ensino médio de forma anônima. Evitando interações sociais, almoçando com seu professor e fazendo filmes em segredo com seu melhor amigo. Porém, seu plano em se manter no anonimato é abalado quando sua mãe pede que ele faça amizade com uma colega de sua classe, Rachel, que enfrenta uma batalha contra a leucemia.
O livro é escrito por Jesse Andrews, que também roteirizou o longa. Por essa razão, os acontecimentos são muito bem encaixados e fluídos de acordo com o livro.
Eu, Você e a Garota que Vai Morrer está disponível na Star+, e também para aluguel na Clarovideo.
7- Se Enlouquecer Não se Apaixone
Baseado no livro escrito por Ned Vizzini, o longa acompanha o adolescente Craig Gilner, que deseja se matar. Ele acaba parando em um hospital psiquiátrico, onde sua vida muda completamente quando faz amizades e se apaixona por uma garota.
O livro foi considerado um dos melhores títulos jovens adultos em 2007. Assim como na obra literária, o longa consegue passar o mesmo tom que nas páginas para a tela, numa jornada muito profunda.
Se Enlouquecer Não se Apaixone está disponível para alugar no Google Play e Clarovideo.
6- Extraordinário
Estrelado por Jacob Tremblay (o mesmo de Quarto de Jack), o filme narra a história de um garotinho chamado Auggie Pullman, que nasceu com uma deformidade facial e teve que passar por dezenas de cirurgias. Ao 10 anos, ele finalmente passa a frequentar a escola como qualquer outra criança. No entanto, sendo diferente dos outros colegas de classe, ele se esforça para conseguir se enturmar.
O livro é narrado em primeira pessoa, tanto do ponto de vista de Auggie, quanto de sua irmã Olivia e outros personagens que rodeiam a vida do protagonista. Mesmo que o longa tenha modificado algumas coisas do enredo, ele foi capaz de transmitir a leveza e inocência do livro para as telonas, transmitindo a mesma mensagem e reflexão.
Extraordinário está disponível no Telecine Play.
5- Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres é outra obra de época muito querida pelos fãs do gênero. O filme se baseia no livro “Mulherzinhas”, escrito por Louisa May Alcott, publicado em 1868 e cuja trama foi inspirada em sua própria vida. A obra acompanha quatro irmãs que cresceram nos anos 1860, durante a Guerra Civil dos EUA.
Nos cinemas, a obra ganhou uma nova adaptação em 2019, dirigida por Greta Gerwig. E é estrelado por grandes nomes como Timothée Chalamet, Saoirse Ronan, Florence Pugh e Emma Watson. Nesta mais recente adaptação, o longa conseguiu ser mais fiel à obra original do que outras adaptações anteriores.
Adoráveis Mulheres (2019) está disponível na HBO Max, e a versão de 1994 na Netflix.
4- Clube da Luta
Um dos maiores sucessos do cinema não poderia ficar de fora. Dirigido por ninguém menos que David Fincher, o longa é hoje um dos maiores clássicos da sétima arte.
O filme é baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, com um dos plot twists mais famosos do cinema. A adaptação possui coerência em relação ao roteiro, assinado por Jim Uhls, e um elenco de peso com Brad Pitt, Helena Bonham Carter e Edward Norton.
Clube da Luta está disponível no Prime Video.
3- Um Estranho no Ninho
Apesar do autor de Um Estranho no Ninho não ter gostado da adaptação cinematográfica de 1975, o longa continua sendo um clássico consagrado até hoje. O filme foi o segundo a ganhar “Os Cinco Grandes” do Oscar (melhor filme, diretor, ator, atriz e roteiro).
O longa se passa em uma clínica psiquiátrica, e acompanha a história de Randall McMurphy. Um homem de espírito livre que foge do local e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva.
Um Estranho no Ninho está disponível para aluguel no Clarovideo.
2- O Senhor dos Anéis
Baseado na obra de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis é aclamado pela crítica e reconhecido pelo maior prêmio do cinema. O responsável por dar vida ao mundo repleto de fantasia e aventura, foi o diretor Peter Jackson, conquistando uma legião de fãs.
A obra conta a história de um hobbit que vive em uma terra fantástica, ele ganha de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos erradas. Frodo, juntamente com outros hobbits, formam a Sociedade do Anel e devem enfrentar um difícil caminho pela frente.
O Senhor dos Anéis está disponível na HBO Max.
1- Harry Potter
A saga do bruxo mais famoso do mundo é a mais querida do cinema. E apesar dela ter seus defeitos ao adaptar fielmente os livros, a saga não pode ser dispensada. Harry Potter foi e continua sendo um fenômeno atemporal, que se transformou em oito filmes e de seu sucesso um império foi construído. A saga originou parques de diversão, produtos colecionáveis, peças de teatro, jogos e muito mais.
Harry Potter conta a história do menino que dá nome a série. Um garoto órfão e que vive com seus tios que o odeiam, mas tudo muda quando Hagrid vai a seu encontro e revela que ele é filho de dois poderosos bruxos e deve frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na escola, ele conhece seus melhores amigos, aprende feitiços, descobre novas criaturas e parte em grandes aventuras.
Harry Potter está disponível na HBO Max.
Foto para capa - Créditos: 20th Century Fox, Focus, Warner Bros., A24
Quer escrever na Prensa?
Junte-se a uma comunidade de Creators que estão melhorando a internet com artigos inteligentes, relevantes e humanos. Além disso, seu artigo pode fazer parte do Projeto de Monetização, e você pode ganhar dinheiro com ele!
Clique aqui para se cadastrar e venha com a gente!
Este artigo foi escrito por Bruna da Cruz Souza e publicado originalmente em Prensa.li.