Alessandra Martins é Consultora de Governança, Privacidade, Segurança e Compliance - CSTI - MoreStar.
Nesta palestra, ela cria um escopo sóbrio sobre o dia-a-dia dos princípios de aplicação da LGPD, com uma preocupação intensa sobre a experiência de grande parte da população brasileira: os desbancarizados.
Traz uma série de análises sobre princípios importantes sobre o Mundo Open, conceitos acerca de privacidade e direitos. Em teoria, no Open Banking, você tem controle sobre o que irá compartilhar. Mas falta clareza sobre quais informações estão disponíveis para instituições.
Outro conceito que Alessandra aborda é como o uso de IA vai impactar o futuro próximo de nosso mundo econômico. Para o Open Banking funcionar da maneira que promete, com a agilidade que esperamos dele, vai precisar de inteligência artificial. Open e IA andam de mãos dadas.
Porém, nossa regulamentação sobre IA está em falta ainda. O Brasil não tem uma expressividade robusta acerca de como a IA funcionará dentro do mundo financeiro.
Privacidade é um direito, e um objetivo final para uma trilha que começa na segurança de informação. Passa pela Cybersecurity e por proteção de dados antes de se ver completa.
Alessandra continua numa análise do escopo inteiro do que é, o que promete e onde chegou o Open Banking. Os principais riscos de usuários novos ainda a serem educados, como funciona a transparência, e como nosso foco precisa ser numa educação robusta, especialmente para o pessoal que vem de uma cultura desbancarizada.
A palestra traz os hard facts sobre o quanto ainda precisamos trabalhar para uma implementação real do conceito Open.
Não perca. Assista acima!
Este artigo foi escrito por Alessandra Martins e publicado originalmente em Prensa.li.